O estímulo do desenvolvimento da corporeidade do bebê é realizado com algumas técnicas simples, desde que envolvam tanto o aspecto sensorial quanto o motor. A interação do bebê com os pais, através de brincadeiras, afagos, carícias, massagens, cócegas, risos, é o primeiro passo neste sentido.
É muito importante encorajar as crianças a vivenciar, a sentir e a entender sua corporeidade em uma relação com o meio e com o mundo. Elas percebem os sentidos, captam, recebem os sons, sentem os cheiros e sabores por meio de seus corpos.
Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.
Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional. Continue a leitura para conhecê-los mais de perto e conferir exemplos de como explorar cada campo junto aos pequenos!
Escuta, fala, pensamento e imaginação De todos os campos de experiência na educação infantil, esse mostra como a linguagem oral é indispensável para a boa convivência e a compreensão de tudo que acontece ao redor.