A rega de um bonsai deve ser feita todos os dias e sempre à mesma hora. Dessa forma a fertilidade da terra de um bonsai é maior e a sua manutenção é mais fácil. Um bonsai deve ser regado, preferencialmente, na parte da manhã ou no fim do dia, de modo a evitar o aparecimento de pragas.
Não tem uma fórmula mágica para regar um bonsai. Isso vai depender da combinação do tipo de planta e local onde ela é cultivada. A regra básica é molhar toda a extensão do vaso até que a água saia pelo orifício de drenagem.
Quando deve adubar o seu bonsai
A palavra "Bon-sai" (muitas vezes escrita de forma errada como bonzai ou banzai) é um termo japonês que, traduzido literalmente, significa "plantado em uma bandeja". ... O objetivo final de se cultivar um Bonsai é criar uma representação miniaturizada, porém realista, da natureza, na forma de uma árvore.
Ficus
7 espécies de bonsai para ter em casa
São exemplos de espécies conhecidas usadas para fazer Bonsai: acerola, amora, azaleia, bougainvillea, cerejeira, fícus, ipê, jabuticaba, macieira, paineira, pitangueira e romã. Lembrando que as flores e frutos destas plantas crescerão em tamanho normal, apenas a folhagem, como um todo, é que será reduzida.
Para o sucesso no cultivo do bonsai, é necessário fazer 3 tipos de poda: poda de manutenção (para manter o formato do bonsai), poda de estilização (para dar um estilo ao bonsai) e poda de raiz (para transplantio no vaso e engrossamento). A poda de manutenção é mais simples, retira-se apenas folhas e galhos mais finos.
Coloque o bonsai em uma área que receba luz solar por pelo menos quatro horas por dia. Especialistas do site bonsaigardener.org estimam que um bonsai cresce mais rápido e de forma mais saudável quando é mantido a uma temperatura maior que 15 °C durante o dia.
Na primavera as sementes irão germinar. Após um ano pode transplantá-lo para um vaso maior. Até crescer vai demorar, pelo menos, três anos.
Os bonsais não crescem pois, além das podas de parte aérea e raízes, os vasos limitam o crescimento das raízes. ... O cultivo do bonsai leva tempo, muito tempo (estamos falando de anos!).
Orientações de cuidados específicos de Bonsai para árvore de Bonsai de Romã
A Jabuticaba necessita um solo com boa drenagem. A mistura de solo aconselhada é de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária, de boa procedência e peneirada (entre 2 a 5 mm). Durante o transplante, as raízes devem ser podadas em até 50%, no máximo.
Corte na diagonal, inclinando a tesoura de forma que a ponta mais baixa do corte fique longe do "nozinho" (isso evita que a água empoce no local). Feita essa poda de limpeza, o tronco ficará mais visível e o bonsai com cara de arvorezinha.
Pés de romãs amam o sol e só dão frutos quando recebem a quantidade suficiente de sol. Se não tiver um local no seu quintal em que bata sol constante durante o dia, escolha o que tenha menos sombra. Escolha um solo que drene bem. Pés de romã não se dão bem em solos alagados (conhecidos como charcos).
A raiz é superficial e pode alcançar grandes distâncias. A planta dá origem a rebentos vigorosos que devem ser eliminados, deixando apenas os mais fortes (ou apenas um). As folhas são opostas e lisas com pecíolos curtos.
Reduza os ramos jovens a uma altura de 60 cm. Utilize uma tesoura de poda — ou uma serra de dentes finos, se eles forem muito espessos — para reduzir os ramos restantes a uma altura de 60 cm. Isso os ajudará a desenvolver novos botões, produzindo uma planta mais volumosa.