Parasito estenoxênico: é o que parasita espécie de vertebrados muito próximas. Parasito eurixeno: é o que parasita espécie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando um hospedeiro ou não, isto é, pode ter hábitos de vida livre ou parasitária.
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmínteos) e Arthropoda (artrópodes), do Reino Animal.
Um parasitologista é um cientista que estuda os parasitas e a relação entre os parasitas e seus hospedeiros. Embora os parasitas possam ser encontrados em qualquer forma de vida animal ou vegetal, a parasitologia é geralmente confinada ao estudo de parasitas protozoários e metazoários.
O estudo da parasitologia é fundamental, pois, as doenças parasitárias são frequentes na população mundial. A parasitologia humana recebeu uma importância renovada uma vez que, com a globalização o mundo se tornou menor devido à rápida movimentação de pessoas e imigrantes de áreas endêmicas.
Uma outra importância do estudo da microbiologia é que com o avanço dos estudos, pudemos descobrir quais espécies patogênicas são mais frequentes em determinadas regiões, e a partir daí desenvolver medidas de combate desses seres ou até mesmo de imunização da população que reside ali naquela área.
Podemos afirmar que a importância da microbiologia para o técnico de enfermagem reside no fato de que seus conhecimentos podem ser aplicados de forma a capacitar tais profissionais em relação ao entendimento de situações diárias dentro dessa profissão.
As pesquisas em PARASITOLOGIA têm como objetivo identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias, criar métodos de profilaxia de doenças causadas pelos parasitas (tanto em seres humanos quanto em animais) e desenvolver tratamentos.
A Parasitologia Humana é a ciência que estuda os parasitas e as doenças parasitárias humanas causadas por estes agentes. ... As boas práticas de higiene pessoal e dos alimentos são fatores que podem evitar a contaminação dos humanos com inúmeros parasitas causadores de doenças.
É o Controle Intralaboratorial e consiste na análise diária de amostra controle com valores dos analitos conhecidos para avaliar a precisão dos ensaios. ... Os resultados dos controles são plotados em um gráfico controle e comparados com os “Limites Aceitáveis de Erro” para aquele analito.