A meiose é um tipo de divisão celular em que há formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. ... Na meiose I, temos as seguintes etapas: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos as etapas: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
A meiose é um tipo de divisão celular reducional, pois gera células-filhas com metade do número de cromossomos. A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.
Resposta. olá, a meiose é reducional pois a célula filha gerada por ela tem 50% do material genético da original, essa celula se chama gameta e participa do processo de fecundação.
Os dois processos que ocorrem na meiose,responsáveis pela variabilidade genética dos organismos que se reproduzem sexualmente,são: Segregação independente dos pares de cromossomos homólogos e permutacão entre os cromossomos homólogos. joesleysilvaahouxnhh está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Dois mecanismos encontram-se relacionados a variabilidade genética: a recombinação genética e as mutações. A recombinação genética ocorre durante a etapa de Prófase I da meiose, mais especificamente na sub-fase Paquíteno, em cromossomos não-homólogos são segregados entre si, de forma a combinarem genes diferentes.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
A variabilidade genética é o resultado da recombinação genética e o acumulo de mutações, em um indivíduo ou em um grupo, que ocorrem em decorrência dos processos naturais do próprio organismo ou por exposição a fatores externos, deriva genética ou novas combinações a partir da reprodução sexuada.
A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população. A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.
As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana.
A relação existente entre meiose e variabilidade é baseada principalmente na ocorrência de crossing-over. O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. Desta forma, cada cromossomo passa a ter um par de cromátides (N total = 4 cromátides e 2 pares de cromossomos homólogos), conhecidas como cromátides-irmãs.