Existem dois tipos de análises estatísticas: descritivas e conclusivas. ... Análises descritivas. As análises descritivas são utilizadas para que organizações possam resumir os dados do mercado em que atuam.
A Estatística se divide em três áreas: Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Probabilística. ... No estudo da estatística é fundamental compreender os conceitos de: População, Amostra, Variável, Tipos de variável, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Séries Estatísticas e Tipos de Gráficos.
As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. ... No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas.
Por amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população. Assim, a estatística divide-se em duas grandes áreas: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.
Fases do método estatístico
6.
Utilizada desde a Antiguidade, quando se registravam os nascimentos e as mortes das pessoas, é um método de pesquisa fundamental para tomar decisões. Isso porque fundamenta suas conclusões nos estudos realizados. Aliada à probabilidade, pode ser aplicada nas mais diversas áreas.
A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados. Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.
Instruções para o planejando um estudo estatístico
De maneira simples, a estatística ajudaria no planejamento e coleta, organização dos dados, processamento, análise, interpretação e visualização das informações. Apenas com técnicas descritivas já seria possível entender a evolução e o comportamento da dinâmica populacional de uma região ou país determinado.
Tópicos de metodologia de pesquisa estatística
Para trabalhar como estatístico é preciso entender as necessidades do mercado, estar sempre atualizado, ser flexível e se adaptar-se às mudanças. Se você quer trabalhar como estatístico (ou já trabalha) tem 10 coisas que você precisa saber. Não foi possível carregar o Diqus.
A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão. Os meios de comunicação, ao utilizarem gráficos, deixam a leitura mais agradável.
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões (CRESPO, 1995, p. 13).