Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífise de um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulação. Cada epífise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem. Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.
A Epífise é a região mais extrema (ponta do osso); a diáfise é a região do corpo ou meio do osso; e, a metáfise é a região do osso entre a epífise e a diáfise; ou seja, região do osso que fica entre a ponta de um osso e a parte do meio do osso.
Os ossos longos, como o fêmur, são divididos em: epífise (as "pontas"), diáfise (o "meio", a parte longa do osso) e metáfise (a junção entre a diáfise e epífise. Portanto, a metáfise distal é a junção entre o meio do osso e a ponta de baixo (distal) do fêmur!
Ossos longos Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
O osso cortical é responsável por 80% da massa esquelética, está presente nas epífises dos ossos longos e é encontrado como revestimento de todos os ossos do organismo. É formado por séries de estruturas que estão muito próximas, chamadas osteons.
O raio X panorâmico, também conhecido como ortopantomografia ou radiografia panorâmica, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e suas articulações, além de todos os dentes, até mesmo aqueles que ainda não nasceram, sendo um ótimo auxiliar na área da odontologia.