Denominam-se substantivos epicenos os nomes de animais que só têm uma forma (masculina ou feminina, não interessa – trata-se apenas de género gramatical) para designar um e outro sexo. Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos.
nos substantivos sobrecomuns não há marca de distinção de gênero; nos substantivos comuns de dois gêneros a distinção de gênero é feita através de artigos (o, a, um, uma) e outros determinantes (aquele, esta, meu,…).
Verificado por especialistas Por incrível que pareça, o único substantivo que não classifica-se como sobrecomum entre os listados é membro, diante da existência da forma membra para designar feminino de membro.
Além de comum e próprio, os substantivos podem ser: Simples: formados por apenas uma palavra, por exemplo: caderno e computador. Composto: formados por mais de uma palavra, por exemplo: matéria-prima e quebra-cabeça. ... Coletivo: palavras que se referem a um conjunto de seres, por exemplo: ninhada e manada.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical.
Os substantivos comuns são os nomes de seres ou grupos de seres de uma espécie e nomes de coisas ou objetos. ... Já os substantivos próprios são os nomes de seres específicos de determinada espécie, de maneira individual, ou seja, indicam pessoas, países, e demais lugares. São escritos em letras maiúsculas.
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
Definição. O substantivo próprio é uma classe do substantivo. Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc.
Substantivos
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. ... Por isso, os substantivos possuem classificações de acordo com o tipo de substância que estão nomeando, além de variações de acordo com o gênero, o número e o grau deles.
Todas as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são consideradas substantivo. O substantivo é uma classe gramatical, logo é objeto de estudo da morfologia.
O substantivo ou nome é uma classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres (pessoas, animais e coisas).
"Porque" junto O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.