Microcitose é um termo que pode ser encontrado no laudo do hemograma que indica que as hemácias possuem tamanho menor do que o normal, podendo ser também indicado no hemograma a presença de hemácias microcíticas.
Hipocromia é um termo que significa que as hemácias possuem menos quantidade de hemoglobina que o normal, sendo visualizadas no microscópio com uma cor mais clara.
Suspeita-se de anemia megaloblástica em pacientes anêmicos com índices macrocíticos. O diagnóstico normalmente baseia-se no esfregaço sanguíneo periférico. Quando franca, a anemia é macrocítica com MCV > 100 fL/célula na ausência de deficiência de ferro, traços de talassemia ou doença renal.
A principal causa da anemia megaloblástica é a redução da síntese de DNA na produção do glóbulos vermelhos. Essa redução normalmente é causada pela deficiência da vitamina B12, que é responsável, em parte, pela formação da hemoglobina e do ácido fólico (vitamina B9) e tem a função de ajudar na síntese do DNA.
O tratamento da macrocitose deve ser direcionado para a causa subjacente. Por exemplo, no caso de deficiência de vitamina B12 ou folato o tratamento pode incluir modificações da dieta e suplementos dietéticos ou injeções. Se a macrocitose é causada por anemia grave, uma transfusão de sangue pode ser necessária.
7 sintomas que podem indicar falta de ferro no sangue
Sintomas de excesso de ferro
Se a carência de ferro é o que leva às conhecidas anemias, o excesso do nutriente provoca a hemocromatose – doença que se caracteriza pelo acúmulo de ferro na forma de ferritina (proteína que armazena o nutriente) nos músculos, fígado, pâncreas, articulações e coração provocando danos aos órgãos e tecidos.
Ferro sérico alto. Quando os níveis de ferro estão aumentados no sangue, podem surgir alguns sintomas, como dor abdominal e nas articulações, problemas cardíacos, perda de peso, fadiga, fraqueza muscular e diminuição da libido.
Geralmente, os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal e o tratamento para ferritina alta depende da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ...