Comer alimentos de difícil digestão Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.
Entre os problemas que provocam a flatulência em excesso está a intolerância à lactose, substância encontrada no leite e em produtos derivados. A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases.
Não é o gás que engorda, o gás é apenas dióxido de carbono que não tem valor calórico e o corpo não assimila de forma nenhuma, mas em geral está presente em bebidas calóricas muito açucaradas que por isso acabam por ter um efeito desidratante e não "matam" a sede como a água por exemplo.
Em geral, a maior parte dos gases não têm cheiro, mas quando ocorre o mau cheiro ele normalmente é resultado do excesso de enxofre, substância produzida durante a fermentação das bactérias do intestino. Além disso, alguns alimentos como ovos e brócolis também produzem odores mais fétidos.
Nos mais velhos, a concentração triplicava. Uma das explicações é que o aumento do 2-nonenal vem da decomposição de ácidos graxos e ômega-7, substâncias que estão mais presentes em nossa pele quando envelhecemos. Agora, o motivo desse aumento ainda é uma dúvida para os cientistas.
Algumas orientações que ajudam na eliminação dos gases são:
Beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar os que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, são alguns dos conselhos para evitar a formação de flatulências. Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases.
2 a 4 comprimidos de carvão ativado podem ajudar com o gases. Se você for intolerante à lactose, experimente tomar a enzima lactase. Para diminuir o mau cheiro do pum, tente tomar salicilato de bismuto monobásico (Pepto-Bismol).
Flatos e eructação Eliminar flatos, conhecido popularmente como pum, é normal e acontece a todo mundo. O mesmo pode se dizer em relação às eructações, conhecidas como arrotos. Todo mundo solta pum e arrotos, várias vezes por dia, às vezes, de forma até inconsciente.
Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social. O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos).
Alimentos que reduzem os gases
O consumo de frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases. Probióticos. A manutenção da flora intestinal ajuda no processo de digestão e pode evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas que contribuem para o acúmulo de gases no organismo.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO: VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO: Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre para cada medida de água com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água de molho para ajudar alimpar impurezas e evitar bactérias.
Reparou já que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo a dra. Christian, isso é porque ele está eliminando o fitato. Por isso, a água precisa ser trocada de tempos em tempos.
Como diminuir a lectina do feijão É preciso aquecer os grãos em um local úmido. Isso torna o tradicional forno uma escolha ruim por ser extremamente seco, a panela de pressão é uma excelente opção, bastando deixar o feijão por 20 minutos, depois que ela começa a apitar (ou seja, depois que atingiu 100°C).
Por quê? Sim, o feijão, assim como outras leguminosas (grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha, por exemplo), provoca flatulência. A culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses vegetais.
A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.