A anemia é causada pela deficiência de ferro, folato ou vitamina D. Você pode desenvolver anemia na gravidez mesmo sem nunca ter tido a condição antes. Quando detectada e tratada cedo, a condição não traz grandes consequências. Mas em situações mais graves, pode gerar problemas como parto prematuro e um bebê anêmico.
Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve, pois assim é possível repor os níveis de ferro no organismo, o que influencia diretamente na quantidade de hemoglobina circulante.
8 remédios caseiros para anemia
Se um dos desejos de grávida for comer batatas, cuidado! Um novo estudo divulgado pelo British Medical Journal (BMJ) mostrou que quem come batatas – seja cozida ou frita -, na maior parte das refeições durante a gestação, o risco de desenvolver diabete gestacional pode chegar a até 50%.
A batata doce é um nutriente essencial para a gravidez já que é cheia de carbohidratos e vitaminas como A, C e K, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Inclusive para as grávidas que sofrem com enjôo e vômito, a batata doce ajuda bastante, por causa da vitamina B6 e o alto nível de carboidrato.
— Sou a prova viva de que você não tem que se tornar uma baleia quando está grávida”, disse. Ela credita a boa forma à sua dieta, que consiste em frutas e vegetais, incluindo até 20 bananas por dia, e não aceita carne e laticínios.
As vitaminas e sucos para grávidas podem incluir:
A recomendação da especialista é que os pais coloquem canções calmas e tranquilas para o filho ouvir durante a gestação, como cantigas infantis, músicas instrumentais ou até mesmo sons da natureza.
As mulheres grávidas devem evitar carne crua e mal cozida. As mulheres grávidas devem lavar legumes e frutas antes de comê-los. As mulheres grávidas devem evitar laticínios não pasteurizados.