2. Arroz. O arroz é outro dos alimentos que nunca vencem, pelo menos nas versões branco, salvagem, arbóreo, jasmine e basmati. Isso porque, assim como o feijão, sua estrutura retém suas qualidades nutricionais e a qualidade interna dos grãos por tempo indeterminado.
Porém, o amendoim embora seco, se for mal armazenado pode, em época chuvosa (devido à elevada umidade relativa do ar), reumedecer-se e dar condições ao fungo de crescer, possibilitando a contaminação com aflatoxina.
Os chocolates são um dos alimentos vencidos que podem ser consumidos, porque costumam ter uma duração de até um ano, mas é sempre bom se certificar que eles não estão realmente estragados. Quanto mais tempo longe do prazo, mais atenção ao chocolate é preciso.
Se boiar, está podre e tem que descartar. Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.
Bolachas: comer bolacha vencida faz mal se o produto estiver prejudicado, além disso, bolachas perdem a textura e ficam moles caso a embalagem já tenha sido aberta, sendo ruins de comer mesmo ainda estando dentro do prazo.
Mesmo que não sejam vistas alterações significativas na embalagem ou aspecto do alimento, é possível que haja toxinas produzidas por bactérias que podem resultar em intoxicações alimentares. Até um danone vencido faz mal, tomar iogurte vencido faz mal, ovo vencido faz mal.
Vencido, mas não estragado De acordo com a bióloga e mestre em microbiologia de alimentos Rachel Caetano, não é preciso pensar duas vezes. Passou do prazo de validade, melhor evitar. “Alimento fora de prazo é um problema para o consumidor, não é seguro. Todo alimento tem seu grau de contaminação”, ela afirma.
"Se estiver na forma gasosa ele ainda está bom para consumo, tendo em vista que não é perecível e que não causa mal a saúde. Se não tiver o gás, ele vai ter um gosto adocicado e estranho. Aí não pode ser doado. Não estando, não causa nenhum mal”, disse ele.
Considerações finais. Embora o fubá possa ser armazenado por tempo indeterminado, se não for mantido em locais frescos e secos, ele pode ficar rançoso e dar mofo. Se ele não for congelado, mas ficar estocado em um ambiente frio e seco, poderá ser consumido com segurança dentro de até um ano.
Porém, seu armazenamento também deve ser feito da forma correta. O ideal é que logo após abrir o pacote de farinha você a coloque dentro de um saco zip (para evitar a umidade) e leve ao freezer por cerca de 48 horas (dois dias) para que o frio mate os microrganismos que podem estar na farinha.
Farinha de trigo vencida
A resposta é, sim, vários. Em 2015, arqueólogos relataram que encontraram mel de três mil anos enquanto escavavam túmulos no Egito e era perfeitamente comestível. A durabilidade é graças às características únicas do mel: baixa quantidade de água e alta de açúcar, de modo que as bactérias não podem crescer nele.
Entretanto, como você já deve imaginar, não é todo tipo de alimento que serve para ser estocado em casa....Em caso de desastre natural, você precisa estocar esses alimentos:
12 ideias baratas para estocar alimento e outros itens de primeira necessidade
Veja só algumas ideias de onde você pode guardar sua comida se estiver com pouco espaço: