A degradação dos cursos d'água acontece de duas principais formas: a poluição dos rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos. Um dos principais problemas socioambientais da atualidade é a crescente degradação dos cursos d'água.
Segundo a ONU, as principais razões para a falta de acesso à água são:
Para diminuir a gastança, a solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável. De nossa parte, a chave é mudar hábitos para economizar. Portanto, evite tomar banhos longos – pelas contas dos especialistas, 37% da água usada para o consumo humano vai para o ralo nas chuveiradas intermináveis.
As áreas mais atingidas serão a África, a Ásia Central e o Oriente Médio, local onde especialistas acreditam que eventuais conflitos, se vierem a ocorrer no neste século, serão causados cada vez mais por causa da água e cada vez menos por causa do petróleo.
Trata-se da Região Nordeste do país. A referida região é composta por 9 (nove) estados e possui um volume de chuvas bem baixo (e irregular), com exceção das cidades localizadas no litoral.
A região mais afetada é a do Nordeste e o estado da Paraíba é o que concentra maior número de municípios, com 198 que comunicaram o problema à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Racionamento já chegou a mais de 48 horas. Os moradores de Marilândia, na região noroeste do Espírito Santo, estão enfrentando problemas com falta de água há quase um ano.
Brasil
A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros. ... Da água doce que sobra, a grande parte está congelada e outra parte substancial está no subsolo.