Palavras agudas ou oxítonas são aquelas em que a vogal tónica recai na ultima sílaba, como, por exemplo: aloés, ananás, bebé/bebê, café, funil, Gibraltar, ONU, pontapé, propor, parabéns, refém, subtil. Como se verifica pelos exemplos apresentados, nem todas as palavras agudas ou oxítonas têm acento gráfico.
Llanas ou graves são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima (paroxítona). Em espanhol são acentuadas as palavras paroxítonas que nãoterminam em -n, -s ou vogal.
Em espanhol existe apenas um acento gráfico e se chama “tilde” representado pelo equivalente, em português, ao acento “agudo”, ou seja, não existe “crase”, nem “circunflexo”.
Grave ou llanas: O acento é colocado na penúltima sílaba e a regra é oposta à das palavras agudas, portanto são acentuadas quando não terminarem em vogal, 'n' ou 's'.
A acentuación (acentuação, em espanhol) divide-se entre prosódica, que determina a tonicidade das palavras, e ortográfica, que trata de sua grafia. A acentuação ortográfica incide apenas sobre palavras com mais de uma sílaba e leva em conta seu acento prosódico.
Em português, o acento grave indica a crase, a junção da preposição a com os artigos a e as ou com um pronome iniciado por a (aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo e aqueloutro). ... Desta forma, o acento agudo da agora sílaba subtônica era transformado em acento grave, gerando a grafia "sòmente".
Acento grave (`) – Usado, hoje, apenas para indicar o fenômeno da crase – fusão de “a” (preposição) + “a(s)” (artigo): Fui à festa. ... Crase também é fusão do “a” (preposição) + o primeiro “a” dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, aqueloutro. Refiro-me àquele rapaz.
Caso não haja a relação de ambiguidade, a maioria dos gramáticos recomenda a ausência da preposição e, consequentemente, a ausência do acento grave.
Pressione as teclas ⇧ Shift + Control + ~ e depois a letra na qual deseja adicionar o til. Você pode encontrar o til na mesma tecla usada para criar o acento grave. A tecla ⇧ Shift precisa estar pressionada, ou você vai obter um acento grave no lugar do til. Solte as teclas e selecione a letra desejada.
Antes de locuções adverbiais femininas indicativas de instrumento, em regra, não se deve utilizar a crase: Não se pode resolver os conflitos a bala. No entanto, muitos gramáticos entendem que o uso do acento grave, nesses casos, é facultativo: Não se pode resolver os conflitos à bala.
Quanto a: Quando não há crase? Em diversas situações não ocorre crase, porque não há contração da preposição a com nenhum termo, mantendo-se sozinha. Isso acontece, por exemplo, antes da maior parte dos pronomes e antes de verbos.
05) Quando o a estiver no singular, diante de uma palavra no plural, não ocorre crase. ... 06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
O uso da crase depende do contexto da frase. Se for uma locução adverbial feminina, usamos "à pronta-entrega" (com crase). Se for sujeito, usamos "a pronta-entrega" (sem crase).
Normalmente se escreve sem o artigo (e com hífen): de pronta-entrega, com pronta-entrega, para pronta-entrega e a pronta-entrega (plural: pronta-entregas ou prontas-entregas).
Quanto possível é uma locução adjectiva com o valor sintáctico de superlativo relativo de superioridade ( = o mais possível). A frase é, pois, sinónima de «Queria água gelada o mais possível» ou «o mais possível gelada».
Resposta: ambas estão corretas. Sabemos que a crase está condicionada ao uso simultâneo da preposição “a” com o artigo “a”. É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.
Sem demora; o mais depressa possível. Mormente, principalmente; além de que.
O termo "Quanto à necessidade" é craseada. Conceituamos a crase como a contração entre duas vogais iguais no qual existe o metaplasmos por supressão de fonemas. A crase acontece quando "a" com o artigo feminino "a" (s), com o pronome demonstrativo "a" se encontram na oração.
advérbio Denota ocasião temporal; em qual circunstância: disse que a encontraria, mas não disse quando. Numa interrogação; em que momento no tempo: quando será seu casamento?