Capitalização. A capitalização é a forma de “rentabilização” do capital. A forma de capitalização pode ser habitualmente do tipo simples ou composta. ... A capitalização por si só conecta o valor presente ao valor futuro através de uma relação matemática, relação que segue a proporção dos juros em função do tempo.
Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).
O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D = VF - VP, em que D representa o valor monetário do desconto, VF o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e VP o valor creditado ou pago ao seu ...
Os juros podem variar de acordo com a vontade de quem empresta (o agiota). Todavia, são mais comuns juros entre 10% a 15% com base no valor emprestado. Em alguns casos, esses juros são cobrados mensalmente.
Basicamente, a taxa de juros é o preço que os tomadores de empréstimos pagam aos emprestadores para poderem usar um dinheiro que não é seu. É possível comparar um empréstimo de dinheiro a um aluguel de imóvel.
No caso do mercado financeiro, as taxas de juros podem ser classificadas quanto ao regime de capitalização – simples (linear) e composta (exponencial), ou de acordo com uma taxa de juros específica. Nesta última categoria, as taxas de juros podem ser classificadas como taxa efetiva, taxa nominal e taxa real.
O COPOM é quem determina a Selic Meta — que serve como base para que os bancos e instituições elaborem suas taxas de juros. Essa decisão é tomada nas reuniões do COPOM, que acontecem periodicamente.
"O Banco Central, que administra os leilões de títulos do governo, define uma remuneração sobre eles, que é a taxa básica de juros", explica o professor. ... É a Selic que define a taxa básica de juros no Brasil, pois é com base nela que os bancos realizam suas operações, influenciando as taxas de juros de toda a economia.
A taxa de juros do mercado de reservas bancárias tem duas características básicas que a torna extremamente importante: a primeira é que essa é a taxa de juros que o Banco Central controla diretamente; e a segunda característica é que a partir dela que as demais taxas de juros são formadas.