Poliploidia: refere-se a todas as variações naturais ou induzidas ao número de cromossomos.
Já a meiose é importante no estudo da reprodução em plantas, pois é nela que ocorre a recombinação genética, que se constitui na fonte primária da variabilidade genética que sem ela não seria possível a ocorrência de adaptações e evolução nas espécies que garante a sua perpetuação.
Peixes triploides são geralmente estéreis, que é um resultado da falta de desenvolvimento gonadal provocado pela incompatibilidade dos conjuntos cromossômicos (Chourrout et al., 1986).
A meiose é fundamental para a manutenção da vida dos seres pluricelulares, pois é através dela que se formam as células de reprodução (gametas: espermatozóide e óvulo) que se juntam para formar o ovo, ou também conhecido como zigoto.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
A diversidade entre indivíduos tem origem no processo de recombinação gênica que ocorre durante a meiose. Este mecanismo é conhecido como crossing-over (cruzamento cromossômico), e é responsável pela variabilidade genética característica da reprodução sexuada.
Cruzamento cromossómico (ou crossing-over) é uma troca de material genético entre cromossomas homólogos. É uma das fases finais da recombinação genética, que ocorre durante a prófase I da meiose, no processo designado por sinapse. ... O termo quiasma está intimamente ligado ao cruzamento cromossómico.
Este fenômeno ocorre na(prófase I, mais precisamente no paquíteno),e determina o intercâmbio de segmentos cromossómicos com certos blocos de genes. As ligações entre os cromossomos são chamadas (quiasmas), e cada par de cromossomos homólogos geralmente faz dezenas de trocas de pedaços em uma meiose.