Uma comunicação interatrial (CIA) é um defeito (buraco) entre os dois átrios enquanto a comunicação interventricular (CIV) é uma abertura entre os dois ventrículos. Embora estes sejam defeitos congênitos (de nascimento) algumas vezes podem ser diagnosticados somente em crianças maiores e até em adultos.
O ventrículo direito bombeia o sangue para os pulmões através da Artéria pulmonar (AP) e o ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o corpo através da Aorta. A Comunicação Interventricular (CIV) é uma abertura na parede (septo) que separa o VD do VE.
A correção de CIV é realizada por uma punção na virilha. A prótese é guiada por um cateter através da aorta e avançada até o ventrículo esquerdo. Ela vem compactada em um dispositivo que libera a prótese e, uma vez posicionada, se retira o cateter, terminando o procedimento.
O procedimento consiste em colocar uma prótese na abertura que comunica o átrio esquerdo com o direito, que deveria estar fechada. Ela tem o formato de dois cogumelos justapostos e, uma vez colocada, evitará a passagem de sangue. A correção de CIA é realizada por uma punção na virilha.
Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.
O sopro cardíaco só é considerado grave ou preocupante nos casos mais raros, quando é anormal ou patológico, pois indica que existem doenças do coração relacionadas que estão causando o problema e podem afetar diretamente a saúde do paciente.
Outros sintomas que o sopro cardíaco anormal (patológico) pode causar, são:
“O sopro é um ruído que surge entre essas bulhas, decorrente de uma aceleração do fluxo de sangue no coração. O sopro não é uma doença e ele pode ser inocente ou patológico. O sopro inocente pode ser encontrado em cerca de 30 a 40% das crianças entre 2 e 8 anos e não significa que ela tenha qualquer problema cardíaco.
É considerado rápido um pulso que tem mais de cinco pulsações dentro de um ciclo respiratório, isto é, no período compreendido por uma inspiração e uma expiração completa.
O PULSO DICRÓTICO é aquele que dá a impressão de dois batimentos.
Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso.