Vida Cotidiana: Refere-se à participação em situações de leitura e escrita em que o contexto são atividades vivenciadas no dia a dia de crianças nos ambientes doméstico e escolar.
Campo da vida pública Esse campo acopla os textos que circulam nas esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória. Eles, normalmente, contemplam temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos.
A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.
Os eixos da Educação Infantil
Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve, nesta etapa, as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.
O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação, sendo exemplos as leituras para: fruição estética de textos e obras literárias; pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e ...
No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.
O ensino da Língua Portuguesa está centrado no texto e na sua relação com os contextos de produção, e no uso da linguagem através da leitura, escuta e produção em diversas mídias. Dessa forma, o componente é dividido em quatro eixos temáticos, definidos pelas práticas de linguagem.
A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.
Práticas de linguagem - Uso da língua em situações de interação social. ... Isso quer dizer que conhecer palavras e expressões em inglês (ou em qualquer outra língua) não significa se aproximar do uso efetivo dessa língua, sobretudo do uso feito pelos povos que a têm como língua materna.
A linguagem como prática social denota um processo de interação que operacionaliza a vida social, porque a multiplicidade de práticas discursivas leva às mudanças sociais quando se utiliza recursos linguísticos empregados pelos atores e/ou grupos sociais no ato da interação dialógica, a partir de reflexões sobre ...
Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).
Para entender certos dados da BNCC é necessário entender sua estrutura. O que a maioria dos profissionais da educação vai procurar diretamente é aquilo que diz respeito ao nível de ensino que trabalha, que é o que interessa, porque não tem tempo suficiente para estudar todo o documento.
A seguir, o especialista indica alguns caminhos para educadores colocarem a BNCC em prática. A primeira dica é ler e conhecer a fundo a BNCC. Dessa forma, o professor consegue compreender que os conteúdos não mudaram, mas sim a abordagem. E aí, ele começa a ter um ponto de partida.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.