O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da história e vigorou na Mesopotâmia, quando Hamurabi governou o primeiro império babilônico, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código se baseava na Lei do Talião, que punia um criminoso de forma semelhante ao crime cometido, ou seja, “olho por olho, dente por dente”.
No mundo todo prevalecem os ordenamentos jurídicos da família romano-germânica de direitos, nos quais as leis escritas são mais amplamente utilizadas e constituem a principal fonte do direito, e da família da common law, fundados principalmente em decisões precedentes.
Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico.
Resposta: Os Amoritas foram uma das civilizações antigas que habitaram a região entre os rios Tigre e Eufrates, chamada Mesopotâmia. Dentre seus líderes mais conhecidos estava Hamurabi, famoso por ter criado o primeiro código penal da humanidade, O Código de Hamurabi.
Império Neobabilônico
A Assíria era um país guerreiro, até por necessidade de sobrevivência. Os conquistadores assírios inventaram uma nova política com relação aos povos conquistados; para prevenir revoltas nacionalistas, os assírios obrigavam o povo conquistado a migrar em grande quantidade para outras áreas do império.
Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.
tratavam com rigidez e brutalidade... e isso geravam constantes revoltas internas.