A trajetória do Cometa Halley começou a ser conhecida pelo início do milênio (por volta do século 1 D.C), porém somente em 1696 que o astrônomo Edmond Halley comprovou por meio de cálculos que sua passagem pela Terra ocorria a cada 76 anos. Edmond Halley previu que no ano de 1758 um cometa cruzaria o Sistema Solar.
O Hyakutake é um cometa de período longo, antes desta sua passagem pelo Sistema Solar, o seu período orbital era de cerca de 15 000 anos, mas a influência gravitacional dos planetas gigantes aumentou-o para 72 000 anos....Cometa Hyakutake.
meteoro de Cheliabinsk
Entre os cometas mais conhecidos está Halley. Sua irregularidade orbital os traz para muito próximo ao Sol e os jogam para além da órbita do planeta-anão Plutão. O maior cometa identificado pelos cientistas, KuiperBelt tem cerca de 100 quilômetros de diâmetro, o que equivale um vigésimo do tamanho de Plutão.
Os maiores por diâmetro
Cometa Hale-Bopp
Chicxulub
A hipótese mais aceita é de que o meteorito encontrado na cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã, foi o responsável pela extinção dos dinossauros, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão, a qual carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que ...
As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. As espécies extintas na natureza são aquelas que só existem em cativeiro.
O impacto aconteceu há 66,038 milhões de anos, no final do Cretáceo.
Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.
Potencialmente o corpo principal seria desviado, mas um fragmento de 50 a 80 metros ainda poderia colidir com a Terra. De acordo com os especialistas, m impacto dessa escala afetaria um raio de 15 quilômetros, destruindo completamente a ilha de Manhattan.
Estima-se que 96% das espécies que habitavam a Terra morreram em menos de um milhão de anos, um breve período se considerarmos as escalas geológicas. Apesar de aniquilar a vida quase por completo, a grande mortandade, como se designa essa extinção em massa, não é a mais conhecida de todas.
Megalossauro – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Há 66 milhões de anos, um asteroide colidiu com a região que corresponde atualmente ao leste do México e provocou a extinção dos dinossauros. ... Assim, o evento desencadeia uma série de catástrofes por todo o globo, responsáveis pela extinção de 80% da vida na Terra — incluindo a da maioria dos dinossauros.
Novo estudo aponta que, ao contrário do que se pensava, as tartarugas não descendem de uma única espécie que teria sobrevivido ao meteoro no Hemisfério Sul do planeta. Não é novidade que, há milhões de anos, dinossauros foram dizimados com a queda de um meteoro gigante na Terra.
Aos seis anos, descobriu que viveram na Terra uns animais chamados dinossauros. Mas os dinossauros carnívoros, como o Tyrannosaurus rex, podiam caçar em grupo e deslocarem-se em manadas, conta Philip Currie. ...
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta. A teoria mais aceita para esse extermínio é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha caído sobre a superfície terrestre, provocando colapso e consequente extinção de todos os organismos vivos que aqui habitavam.
Nos dias atuais há somente teorias que tentam explicar como era a reprodução dos dinossauros. Alguns estudiosos acreditam que a reprodução era sexuada e que pelo menos alguns filhotes nasciam a partir de ovos que as fêmeas colocavam em ninhos ou enterravam na areia ou lama.
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.
Os achados na Inglaterra e na Escócia sugerem ser mais provável que os primeiros dinossauros apareceram há 245 milhões de anos no norte do planeta em um corpo de terra chamado Laurásia, ao invés de terem surgido há 230 milhões de anos em uma massa de terra mais ao sul chamada Gondwana.