A cromatina é a associação de filamentos de DNA e proteínas presentes no interior de células eucarióticas e sua principal função é conservar e transmitir a informação genética.
A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão.
→ Cromátides Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula de DNA, e para permitir maior controle de tais genes por parte da célula. ...
A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
Os alelos são genes que se encontram na mesma posição, em cromossomos homólogos, e que são responsáveis por determinar uma mesma característica. Por exemplo, em determinado par de cromossomos homólogos humanos está o par de genes alelos responsável pela cor do olho.
Os Genes Alelos são uma variação de genes. São caracterizados por estarem localizados no mesmo lugar nos cromossomos homólogos, o lócus. O gene é responsável por armazenar e reproduzir os dados genéticos de um indivíduo.