Significado de Hégira substantivo feminino A fuga de Maomé de Meca, sua cidade natal, para Medina, no ano 622 da era cristã; a era maometana que teve seu início nesse ano. [Figurado] Êxodo; qualquer tipo de fuga, de saída de um lugar para outro.
Um dos momentos importantes da história do Islã é a chamada Hégira, termo que significa “exílio” ou “fuga”. A Hégira foi a retirada de Maomé e seus seguidores da cidade de Meca para a cidade de Yatreb, que depois passaria a se chamar Medina.
Resposta. Entre os muçulmanos, a Hégira é muito mais do que uma simples viagem, pois simboliza o início da expansão do Islã como religião. Por outro lado, no calendário dos muçulmanos, os anos começam a ser contados a partir da Hégira e, por este motivo, a abreviatura d. H equivale à depois da Hégira.
Na verdade, esta disputa acabaria por originar a divisão do islão nos ramos dos sunitas e xiitas. Imediatamente após a morte de Maomé, muitas tribos abandonaram o Islão, tendo algumas regressado ao politeísmo.
Depois que Meca foi conquistada, o culto aos ídolos do paganismo foi proibido e o islamismo espalhou-se por toda a Península Arábica. Sua difusão por essa região foi realizada com sucesso até 632 d.C., ano em que Muhammad faleceu.
O Islamismo surgiu no começo do século VII e rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, unindo-as em torno da mesma fé. Em poucas décadas, os árabes conquistaram um império, cujo apogeu se deu no tempo dos califados omíada e abássida, mas que se dissolveu a partir do século X.
Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca. Foi perseguido e mudou-se para Medina, onde estruturou uma poderosa tropa. Retornou dois anos depois e ascendeu como líder político.
"Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial.
Líder religioso e político da Arábia Nativo da Península Arábica, especificamente a cidade de Meca, dedicou 23 anos da sua vida as revelações de Alá. Era visto como o último profeta divino – o modelo a ser seguido pelos adeptos do Islamismo, os muçulmanos.
Segundo a fé muçulmana, no ano de 610, o profeta Maomé começou a receber mensagens de um anjo que lhe ensinou os fundamentos da nova religião. O primeiro valor divulgado por Maomé foi a crença em Alá, o único e verdadeiro Deus, e a condenação expressa do culto às imagens.
Hégira (em árabe: هجرة, transl. Hijraʰ, lit. "exílio", "separação") foi a fuga de Maomé de Meca para Medina, que marca o ano inicial do calendário islâmico. ... Os cidadãos de Meca tornaram-se tão hostis que, em 622, Maomé foi obrigado a se refugiar em Medina.
Ele tinha o hábito de se retirar para meditar nos montes perto de Meca. Conta a história, que em 610, quando estava com 40 anos, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel durante um retiro espiritual. O anjo lhe ordenou que recitasse versos divinos e disse que Deus o havia escolhido como último profeta da humanidade.
Conta a história, que em 610, quando estava com 40 anos, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel durante um retiro espiritual. O anjo lhe ordenou que recitasse versos divinos e disse que Deus o havia escolhido como último profeta da humanidade.
Foi em uma caverna no monte Hira, perto de Meca, na Arábia, que Maomé teve a primeira de várias revelações que mudariam sua vida. Ele havia se isolado naquele lugar para meditar. Mas um anjo chamado Gabriel apareceu, ordenando que o homem recitasse uma mensagem divina.
Profeta
A palavra islã tem valor nominal e também verbal, isto é, nomeia e indica ação. Significa submissão, submeter-se; obediência ou ação de obedecer a Deus (Allah, em árabe).
O Corão é considerado pelos muçulmanos a palavra literal de Alá – Deus, em árabe -, revelada ao longo de 22 anos a Maomé. O livro tem 114 capítulos ou surahs (suratas) e 6236 ayats (versos) e foi escrito para ser recitado – corão significa “recitação” ou “leitura”. ...