O que é o construtivismo? A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
A premissa de uma escola construtivista é tratar o conhecimento como algo a ser construído na interação do aluno com o meio em que ele vive. O foco do aprendizado deixa de ser o conteúdo a ser ensinado e passa a ser quem aprende, no caso, o aluno.
Principais princípios e características do construtivismo: - O centro do processo de aprendizagem é o aluno. ... - O aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um novo conhecimento ou conceito é aprendido a partir de conhecimentos e conceitos anteriores.
a Concepçao construtivista define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. EX: O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem.
No Brasil, a partir da década de 80, escolas começaram a utilizar o construtivismo em sala de aula, e mudaram a forma de alfabetizar as crianças. No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado metodicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo.
Construtivismo é uma tese epistemológica que defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento.
A raiz do problema deve ser procurada na falta de formação dos educadores e na aderência mais ou menos rígida às doutrinas do construtivismo. O construtivismo precisa ser escrutinado porque é a filosofia ou ideologia predominante na formação dos educadores brasileiros e está na origem do seu despreparo.
A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover ...
O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.
Em um currículo construtivista, por exemplo, os alunos estão ativamente envolvidos em seu aprendizado para alcançar novos entendimentos. Desta forma, o ensino construtivista promove o pensamento crítico e cria alunos ativos e motivados. O aprendizado em todas as áreas envolve inventar e construir novas idéias.
Se outros métodos incentivam os alunos a ler textos muito simples ou simplificados para fins didáticos, e a escrever textos também muito curtos e bem simples para evitar erros, na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples, porém autênticos.
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.
Avaliação na pandemia: como otimizar este processo?
De modo objetivo descreva dois à três parágrafos relatando as aprendizagens alcançadas e o comportamento observável da criança. Diferente dos momentos presenciais, a avaliação terá menos aspectos que poderemos desenvolver e necessitamos de algumas reconsiderações de tópicos.
Uma dica muito útil é criar uma pasta para cada aluno. Se não tiver espaço na memória do seu celular, ou computador, guarde em alguma nuvem como, por exemplo, o Google drive. É bem importante fazer esse tipo de organização, ter todos esses documentos arquivados para poder se organizar e fazer os seus relatórios.