EQST

Quais Os Estados Fsicos Da Matria?

Quais os estados físicos da matéria?

Principais características dos estados sólido, líquido e gasoso. Podemos chamar de matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. É o corpo das coisas, dos objetos, animais, plantas e pessoas. Existem três estados físicos em que as matérias podem se apresentar: o sólido, o líquido e o gasoso.

O que diferencia um estado físico para o outro?

De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão mais próximas umas às outras ou mais afastadas, isto é, se estão mais agregadas ou menos agregadas. Por isso, os estados físicos podem ser corretamente chamados de “estados de agregação”.

Qual é o fator determinante dos três estados da matéria?

Resposta: O fator é o estado. Estado sólido, líquido, e gasoso.

Como se encontram as moléculas no estado sólido?

Como vimos, uma substância no estado sólido tem suas moléculas mais próximas umas das outras, mais "aglomeradas". Quando aquecemos uma substância estamos aumentando a energia cinética das moléculas, fazendo com que elas fiquem mais agitadas.

Quantos estados físicos da matéria estão presentes na fumaça?

Temos dois estados da matéria, pois a fumaça é uma dispersão coloidal de fuligem (carbono sólido) em gases liberados na combustão (CO2, CO, H2O, etc). A fumaça é visível em razão da dispersão da luz que sobre ela incide, é por isso que as partículas que a constituem são visíveis a olho nu.

Como você identifica o estado físico de um material que não seja a água?

Resposta: O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras.

O que caracteriza o estado sólido?

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos, isto é, a matéria resiste à deformação. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima.