Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio. Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis).
Quais as vantagens que o extintor de pó químico oferece? Esse tipo de extintor funciona por abafamento, permitindo a contenção de incêndio de sólidos, líquidos, gases e de eletricidade. Impedindo que aumente a combustão e a reação em cadeia provocada pelo incêndio.
Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água. Os fogos de classe “B” enquadram os materiais em líquidos inflamáveis, que também queimam em extensão (somente em superfícies), mas que, normalmente, não deixam resíduos.
Existem vários tipos de extintores de incêndio. Cada extintor serve para um tipo de classe de incêndio. ... Funciona também para incêndios classes A e B, agindo por abafamento e resfriamento. Tipo de extintor com Água (H20) – serve para incêndios em madeira, papel, tecido e materiais sólidos – classe A.
Gases Inertes: servem para suprimir a combustão - são os agentes extintores. Exemplos: gás carbônico, nitrogênio, etc. ... Exige-se, para a sua extinção, um meio não condutor de energia elétrica (extintor de CO2).
Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter: Redes de Hidrantes. Extintores. Corrimão. Escadas com proteção adequada.
Os hidrantes e mangotinhos são componentes do sistema fixo de combate a incêndio.
A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. Apesar disso, a norma não traz necessariamente medidas de prevenção que possam impedir a causa de um incêndio.
1º Quais as obrigações das empresas segundo a NR 23? As empresas devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.