A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração.
O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente. Vejamos alguns exemplos de ANÁFORA: João está doente. Vi-o na semana passada.
Chamamos de referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Um dos fatores que podem nos auxiliar no momento da construção de um texto é a referenciação. ...
Eles promovem a COESÃO TEXTUAL, mas deixam claro para o leitor o que o autor do texto está defendendo sobre aquele assunto, estabelecendo as relações de CAUSA-CONSEQÜÊNCIA.
Podemos dizer que são elementos coesivos as:
Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.