A citólise ou lise osmótica ocorre quando há um grande influxo de água no interior da célula, excedendo a capacidade da membrana celular e consequentemente causando sua ruptura, liberando seu conteúdo no ambiente extracelular.
→ Osmose na célula animal Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.
Resposta: O glicocálice é uma região rica em carboidratos, ocorre na face externa da membrana plasmática (absorção de água + moléculas = gel). Seus constituintes são: glicolipídios, esfingolipídios, glicoproteínas e proteoglicanos.
Difusão simples e difusão facilitada são dois tipos de transporte passivo, que consiste na passagem de substâncias pela região lipídica da membrana plasmática, de um local de maior concentração para um de menor concentração ou, em outras palavras, a favor do gradiente de concentração. ...
A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.
A parede celular pode ser primária e secundária: