Várias são as qualidades que uma empresa espera de um colaborador nos dias de hoje: iniciativa, desempenho, resultados, bom relacionamento, criatividade, etc. ... A partir do momento que um profissional escolhe fazer parte de uma empresa, deve estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo.
Saber se comunicar bem com as pessoas torna o ambiente corporativo mais agradável, deixando a equipe mais unida e existindo trocas saudáveis de ideias. Tendo uma boa comunicação, educação, respeito ao próximo e postura profissional levará a um bom relacionamento interpessoal na empresa de maneira geral.
Quais as competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho? ... Para concepção do profissional é necessário ter algumas competências básicas, como: conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, valores e outras características pessoais, que são importantes o desempenho das atividades.
Nossas habilidades e capacidades natas nos dão os primeiros indícios de qual área nos daremos melhor. ... Comunicação, flexibilidade, potencial de desenvolvimento, perfil de liderança, engajamento, habilidade em trabalhar em equipe, comprometimento, foco e gostar de desafios, são algumas das exigências corporativas.
O mercado procura por profissionais que possuam conhecimento amplo e integrado, saibam um pouquinho de tudo e possam realizar outras funções além daquela para a qual foram contratados. Por isso, invista também em cursos interdisciplinares, como administração e informática, por exemplo.