A Educação Física é vista como veículo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar ás pessoas que praticam atividades físicas.
A EDUCAÇÃO FÍSICA promove a saúde pela prática esportiva e condicionamento físico. ... Entre seus objetivos de pesquisas, destacam-se estudos de saúde de trabalhadores e saúde pública, práticas especiais para pessoas com deficiência, biomecânica do esporte (que analisa a locomoção do corpo), entre outros.
A prática da educação física é um instrumento que facilitará o processo de aprendizagem nas suas várias dimensões, como a socialização do aluno no meio escola e social e a promoção de estímulos intelectuais, sendo estes elementos capazes de combater os distúrbios de aprendizagem.
Fazer exercícios físicos de forma contínua e moderada pode trazer inúmeros benefícios, como controlar o peso; diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares) ou atenuar seus sintomas; gera o fortalecimento muscular e aumentar a sensação de bem-estar, ...
A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.
A ginástica é uma ótima opção desde que praticada com cautela. Isso porque ela promove benefícios cardiovasculares e também ajuda a manter a musculatura alongada e fortalecida, mas se praticada em exagero pode acabar causando lesões graves. Não existem muitas restrições para a prática da modalidade.
A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.
A atividade física promove o aumento do gasto energético, e fisiologicamente, contribue para a redução de doenças cardiovasculares, melhora da aptidão cardiorrespiratória, e outros fatores que promovem um estilo de vida saudável.
Além de reduzir o peso, a ginástica melhora o sono, ameniza a ansiedade e recupera a autoestima. Praticar exercícios físicos emagrece e faz bem à saúde.
Resposta. Resposta: A educação física e a saúde estão relacionados pelo fato da atividade fisica ajudar na melhoria da vida de uma pessoa sedentária e também com pessoas que possuem alguma istabilidade na saúde.
A atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos (músculos responsáveis pelos movimentos voluntários), que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso. ... O esporte competitivo vai além da atividade física.
Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.
A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo.
Resposta. As atividades físicas melhoram nossa saúde, diminuindo riscos de doenças cardíacas e obesidade por exemplo. Portanto, a atividade física está diretamente relacionada a uma melhor qualidade de vida.
“A ginástica em si, se praticada de forma adequada, pode me melhorar muito a qualidade de vida. Isso porque mantém a musculatura saudável com alongamento e fortalecimento”. No caso dos atletas de alto rendimento, o esforço físico é muito maior, e o objetivo é alcançar resultados, mais do que qualidade de vida.
Conforme você entenderá abaixo, os benefícios da atividade física para o cérebro são:
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
Resposta. A ginástica pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
Ginástica Rítmica: quais os benefícios da prática desse esporte na escola para os filhos?
A Ginástica, no âmbito da educação física escolar, toma parte não somente no sentido de visar à iniciação desportiva, mas sim no de objetivar o desenvolvimento de habilidades corporais/físicas que muitas crianças não possuem, trabalhando a cultura corporal de movimento e possibilitando a vivência desta por parte do ...
Objetivo Geral: Vivenciar com os alunos formas e movimentos da ginástica. Objetivos específicos: Conhecer e diferenciar a ginástica rítmica, artística, geral, acrobática, trampolim e de academia. ... Quando um aluno demonstrava receio de executar o movimento, o encorajava, estimulando, motivando e auxiliando.