Dança do Maçarico (AM) - apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”.
Explicação: A dança do Maçarico reflete a relação estreita entre os componentes da floresta e as práticas culturais. ... Sua origem data do final da escravidão, quando começou a ser praticada por caboclos e negros que cantavam os versos imitando as danças lusitanas (portuguesas).
Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.
Em fileiras executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebros, palmeados das mulheres e dos homens entre si terminando com o passo inicial.
Enredo da Dança Começa a música “Atirei peça de Légua” que os próprios representantes cantam e dançam. É formada duas outras rodas uma pelo Rei e as Rainhas e a outra pelos Valsares e o Contramestre. Assim, começa a coreografia de passos marcados na música de ritmo bem alegre que anima o povo da região.
A desfeiteira é uma denominação dada no Amazonas a uma das danças do fandango, de origem portuguesa e de caráter lúdico e humorístico, uma vez que envolve o pagamento de prendas. Pares dançam pelo salão, devendo passar em frente à orquestra, formada por violões, flautas, cavaquinhos, e às vezes trombone.
São alguns dos principais costumes da região sul o consumo de erva-mate - chimarrão -, a prática da cavalgada, danças típicas de origem europeia - que variam desde as valsas alemães até as danças folclóricas da Polônia e da Itália - e festas sazonais.
Região sudeste: Curupira Em outras regiões do país, essa lenda é conhecida como caipora, mas as características são as mesmas: um menino (ou anão) levado, de cabelos vermelhos como fogo e com pés invertidos (calcanhares para frente), que tem como tarefa cuidar da floresta e de todos os seus seres vivos.
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. TemperaturaTemp.