As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. ... Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio.
Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas? As fitas antiparalelas do DNA são unidas por ligações chamadas pontes de hidrogênio. Adenina se liga à Timina através de duas pontes de hidrogênio (A=T) e Citosina se liga à Guanina através de três pontes hidrogênio (C≡G).
Adenina e timina: 12 cada; Guanina e citocina: 36 cada. Os nucleotídeos são os monômeros do DNA, eles se unem e formam o DNA se ligando através de ligações 5' 3' verticalmente e através de pontes de hidrogênio horizontalmente.
Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos) Um grupamento fosfato....No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
Um nucleotídeo possui 3 partes: Um açúcar de cinco carbonos, no RNA temos a ribose, e no DNA a desoxirribose porque falta um grupo oxigênio em um dos seus átomos de carbono.
A duplicação é semiconservativa, pois cada molécula nova de DNA apresenta uma fita da molécula que serviu como molde.
Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa INCORRETA: A) síntese de DNA é catalisada por uma enzima chamada RNA-polimerase, que orienta o emparelhamento de nucleotídeos livres à fita-molde.
A telomerase é uma enzima com uma característica única : possui no seu interior uma fita de RNA, que serve de molde para a extensão dos telômeros. De certo modo essa enzima faz uma "transcrição reversa" pois a partir do molde de RNA constrói um novo segmento de DNA na extremidade do cromossomo.
Os Desoxirribonucleotídeos Fosfatados dNTP's são nucleotídeos do DNA formados por: Uma base azotada (Adenina, Citosina, Guanina e Timina), um açúcar (desoxirribose) e 3 grupos fosfato.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um composto presente em organismos vivos que contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos mesmos, a partir de sequências de bases (adesina, citosina, guanina e timina).
Após o desenrolamento do DNA, ocorre a ação de uma nova enzima a DNA polimerase, que age de 2 formas. Na fita líder ela age de maneira contínua e rápida. Já na fita "retardada" ela de maneira descontínua e interrupta, formando vários fragmentos, que são denominados fragmentos de Okazaki.
Diferença entre os açúcares que compõem o DNA e o RNA. A ribose apresenta um grupo carboxila (OH) ligado ao carbono 2, enquanto a desoxirribose não. Por causa dessas diferenças, os nucleotídeos de DNA podem ser chamados de desoxirribonucleotídeos e os de RNA, de ribonucleotídeos.