Crase é o nome dado à fusão de vogais idênticas. ... A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
Não ocorre crase:
12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.
Não há nenhuma regra que impeça o uso da crase no início de uma frase. Entretanto, é necessário que as regras da crase sejam respeitadas. Lembre-se que a crase é uma contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e com pronomes que começam com a letra "a", assinalada pelo uso do acento grave (`).
Importante: a crase não é o acento, é o processo de junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. O acento chama-se acento grave marcador de crase.
Antes de Pronomes Indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de "s"): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa. Agradeço a, sem acento indicativo de crase, é usado para indicar que se agradece alguma coisa: Agradeço a atenção.
1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]
Na locução 'a toda' não se leva crase porque não existe uma contração, além de um artigo que possa ser realizada a contração. Vale destacar que a toda não leva acento, visto que não é usado artigo definido antes de pronomes indefinidos como o é o caso de 'toda'.
Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. ... Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.
Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
Quadro dos pronomes possessivos
Hoje quero lhe agradecer por tudo isso e muito mais. Por ser quem é, por existir na minha vida, por ser essa pessoa tão especial. Sou mais feliz e minha vida é mais fácil porque você existe, e por isso você tem minha gratidão e amor eternos! Tudo o que eu tenho para lhe dar são palavras de agradecimento.
Sua ajuda e apoio foram muito importantes para mim, e nunca vou esquecer tudo que você fez por mim. Muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu agradeço, e para sempre minha gratidão será sua. O melhor agradecimento não passa pelas palavras, mas sim pelas ações.
Deixamos uma dica: demonstre seu agradecimento de forma sincera e objetiva. Diga quanto dá valor à pessoa e mostre-se disponível para retribuir de alguma forma o que recebeu. gostaria de lhe agradecer imensamente por tudo que fez por mim. Sua ajuda, além de sempre bem-vinda, foi muito importante.
Dicas de Português: Obrigado ou obrigada
15 maneiras de demonstrar gratidão
Vocês abriram mão dos seus planos e dos seus sonhos para que eu pudesse ter a melhor vida possível, e eu tenho. A gratidão que eu sinto por tudo o que vocês fizeram por mim não cabe em palavras nem em gestos. Cabe no meu coração, nos nossos abraços e nos sorrisos que compartilhamos. Agradeço por tudo!
7 formas de demonstrar gratidão
Gratidão é sobre agradecer, mas também sobre aprender a apreciar os bons momentos, saber entender a importância dos pequenos gestos. Ser grato e praticar a gratidão é viver em paz com a sua espiritualidade e saber que a sua intenção perante os dias deve ser a de agradecer.