A partir dos polímeros sintéticos é possível a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone.
Conheça os polímeros de adição, plásticos muito usados no cotidiano, na fabricação de produtos tais como garrafas, brinquedos, panelas, sacolas e materiais de isopor. O náilon, o kevlar, a baquelite e o PET são amplamente empregados em nossa sociedade.
Tipos de polímeros
Os polímeros podem ser naturais (como borracha, amido, celulose, lipídios e proteínas) ou sintéticos (de adição, de condensação ou de rearranjo). A palavra “polímero” vem do grego poly, que significa “muitas”, e meros, que é “partes”, ou seja, “muitas partes”.
Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros./span>
Significado de Monômero adjetivo, substantivo masculino Química Diz-se de um composto formado por moléculas simples (opõe-se a polímero).
Os monômeros são pequenas moléculas únicas, o termo mono deriva de um, essas moléculas podem ser de qualquer tipo e origem, desde que seja apenas as unidades mínimas. ... O termo polímero pode ser usado para qualquer agrupamento de moléculas, exemplo, polímero de fibra de carbono, polímero de amido./span>
Em química, um monômero ou monómero (do grego "mono", "um" e "meros", "parte") é uma pequena molécula composta por um único mero, que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.
Propriedades mecânicas, dinâmicas, flexibilidade e função vão depender das cargas dos monômeros, massa molar dos mesmos, temperatura, umidade, pontos de fusão e outras características físicas e químicas./span>
Um monômero é uma estrutura ou unidade repetitiva dentro de um tipo de molécula grande conhecida como polímero. A palavra vem do grego mono, que significa um e meros, que significa parte; é uma das muitas partes semelhantes de uma cadeia longa que compõe a molécula./span>
monossacarídeos
A ligação entre os monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica. Nela, dois monossacarídeos se ligam através da combinação de duas hidroxilas presentes em suas estruturas distintas./span>
Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n.
Monossacarídeo é o carboidrato mais simples existente, cuja estrutura é formada por um pequeno número de carbonos, além de outros elementos, como hidrogênio e oxigênio. A fórmula geral de um monossacarídeo é Cn(H2O)n e o número de carbonos varia de 3 a 7.
Carboidrato é um composto formado basicamente por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Por isso, quimicamente, recebe o nome de hidrato de carbono, cuja fórmula geral é Cx(H2O)y.
Os principais carboidratos
Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite)./span>