Parecem ser importantes na formação de novos fibroblastos durante o processo de cicatrização de feridas e podem, em determinadas circunstâncias, formar outros tipos de células como os condroblastos e osteoblastos. Esta capacidade explicaria o ocasional aparecimento de osso na cicatrização de uma ferida.
mesenchymal stem cells. therapeutics. myocardium. As células-tronco são células indiferenciadas, caracterizadas pela capacidade de autorrenovação, diferenciação em diversos tipos celulares e reconstituição funcional de determinados tecidos.
Células dentro do mesênquima são indiferenciadas, o que significa que elas podem se desenvolver em qualquer tipo de célula madura. Do mesênquima vem o osso, a cartilagem, o tecido conjuntivo, o sistema linfático e o sistema circulatório do feto completamente desenvolvido.
Sua principal função é sintetizar anticorpos que possuem papel na defesa do corpo contra infecções. Células Adiposas: são células especializadas no armazenamento de gordura.
As células-tronco são células progenitoras indiferenciadas que apresentam características peculiares, dentre elas, podemos destacar a alta taxa de proliferação em cultura, capacidade de autorrenovação e potencial de diferenciação em inúmeros tecidos.
As células-tronco apresentam capacidade de diferenciação e autorrenovação. Por essa razão, podem ser usadas no tratamento de doenças degenerativas. As células-tronco destacam-se pela capacidade de se transformar em diferentes tipos celulares, ou seja, são células com grande capacidade de diferenciação.
São as células, encontradas em embriões, que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos (inclusive a placenta e anexos embrionários) que formam o corpo humano. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado.
Resposta: Porque as células tronco-embrionarias apresentam alto poder de diferenciação, ou seja, podem originar grande diversidade de tipos de células com funções específicas.
Obstáculos a serem enfrentados para que as células-troncos possam ser usadas no tratamento de doenças: Mesmo com os resultados testes sendo positivos ou, pelo menos, promissores, as pesquisas de células-tronco e suas aplicações para tratar doenças ainda estão em estágio inicial.
Por ter a capacidade de se transformar em qualquer tipo celular, as células-tronco embrionárias têm sido largamente utilizadas para pesquisas. Elas são retiradas de embriões com cinco dias de desenvolvimento, fruto de fertilizações in vitro.
Vejamos: "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: I – sejam embriões inviáveis; ou II – sejam embriões congelados há 3 (três) ...
Resposta. Resposta: É aceitável a realização de pesquisas com células-tronco com a finalidade de curar pessoas que sofrem com doenças incuráveis? Com o avanço da tecnologia vem as pesquisas realizadas com células-tronco embrionários, mas que tem gerado muito conflito político e moral.
Paulo - Bioética: Clonagem humana poderá ser mais fácil - Um dos maiores argumentos contra a clonagem humana é que ela pode ser arriscada demais, mas um estudo de cientistas dos EUA mostrou que esses temores podem ser exagerados.
A grande discussão ética e legal desta tipo de terapia se dá pelo fato de que se utilizam de embriões humanos como a maior fonte de células-tronco nas pesquisas para o tratamento e cura de algumas doenças degenerativas, como também nos processos degenerativos dos tecidos nervoso e muscular, e lesões traumáticas.
As pesquisas mostram a existência de células-tronco adultas em diversos tecidos como hematopoiético, hepático, muscular, epitelial e nervoso. As células-tronco de linhagem hematopoiéticas já são usadas, com sucesso, no tratamento de linfomas, leucemias e algumas doenças lisossomais.