Vez ou outra surge uma interpretação de que Jonas foi vomitado na praia de Nínive. Segundo alguns estudiosos a saída de um homem da boca de um grande peixe influenciou a conversão dos ninivitas.
Muitos afirmam que o peixe que engoliu Jonas vomitou-o "na praia de Nínive". Dizem também que o povo de Nínive contemplou este espetáculo insólito e, como adoravam ao deus-peixe, imediatamente aceitaram a mensagem de Jonas.
Segundo o Easton's Bible Dictionary, a palavra, anglicizada como tarshish, é de origem sânscrita ou ariana, e significa a costa do mar.. ...
Conhecida dos cristãos, Jope é uma lindíssima e pequenina cidade portuária de 4000 anos. ... Também é chamado por Jaffa e Jopa e significam "bela". A primeira citação famosa dessa cidade na Bíblia acontece durante a construção do Templo pelo rei-sábio Salomão.
Dorcas ou Tabitha é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jope e era conhecida pela dedicação extremada em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas. ... Etimologicamente, a palavra dorcas provém do grego e significa «gazela».
Tabitha: Dorcas uma mulher Generosa. Dorcas foi chamada por Lucas de discípula, o que significa que ela era uma seguidora de Jesus Cristo. ... Era o tipo de mulher que qualquer pessoa gostaria de ter como vizinha e amiga. Sensível às necessidades das pessoas, estava cheia de boas obras e esmolas que fazia (At 9:36b).
Dorcas era costureira e auxiliava as pessoas na confecção de peças de roupas. Com isso, ela fazia obras de caridade em favor dos pobres e das viúvas. Dorcas era uma mulher generosa, amorosa, que confortava os tristes, ajudava os pobres e levava alegria a muitas pessoas.
Jesus é quem cura. Ali ele achou Eneias, um homem que jazia em uma cama há oito anos, pois era paralítico. Então Pedro diz ao paralítico: “Eneias, Jesus te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. ... É interessante que Eneias foi curado mesmo sem pedir a cura.
Segundo a lenda, Eneias foi o mais famoso dos chefes troianos, filho da deusa Afrodite (a romana Vénus) e de Anquises, filho de Cápis, filho de Assáraco, rei da Dardânia. Era casado com Creúsa, filha do rei Príamo e de Hécuba. Tinha um filho, Iulo (na literatura romana Ascânio).
O tema aparece ainda no "Altar de São Pedro" da Catedral de Sevilha, atribuído a Francisco de Zurbarán.