Redação
A vírgula é um sinal de pontuação que marca uma pausa de curta duração e é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou orações dentro de um período. Casos de ocorrência: - Para marcar qualquer alteração na sequência lógica dos termos de uma oração, quando estes não estão dispostos conforme a ordem direta.
O ponto e vírgula separa itens enumerados em listas, bem como explicações ou instruções divididas em itens. É comumente utilizado em leis, decretos e editais, bem como em manuais de instrução e em receitas culinárias.
O termo “etc.” é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É empregado com o sentido de "e assim por diante", "e o resto", ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Por exemplo: Guilherme foi ao mercado e comprou tomates, bananas, maçãs, etc.
- Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..); - Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc....). Usa-se “etc.” ou reticências. Havendo dúvida, lembre-se de que “etc.”, tradicionalmente, não é precedido por vírgula.
1 de resto, e assim por diante, e o mais, e o restante, e outras coisas, e outras coisas mais, e outros.
A forma correta é: “Comprei laranja, banana, etc. e depois fui ao cinema". Essas três letrinhas - “etc.” - são a redução de uma expressão do latim, "et coetera", que significa "e outras coisas". ... ' significa 'et coetera', 'e outras coisas', quem age assim não colocaria vírgula antes de 'etc.
O termo “dentre” é formado por de + entre e tem significado aproximado de “do meio de”; é utilizado quando a oração necessita dos dois termos (de” e “entre”) que o compõem. Dessa forma, os verbos que exigem a preposição “de” estão habilitados a aceitar o vocábulo apresentado. Veja: Saiu uma voz rouca dentre o grupo.