Coloque os porta velas no freezer e espere algumas horas. A baixa temperatura vai fazer com que a cera se contraia e então é só puxar ou usar um faca para ajudar a tirar os restos da vela. Esfregue os pedaços menores com um pano ou papel toalha para finalizar a limpeza.
Quando a vela termina de queimar e sobra cera esparramada no prato, sem queimar: é sinal que você precisa acender novamente o que sobrou, pois existe energias negativas atrapalhando. Quando terminar de queimar, então acenda outra e agradeça ao seu Anjo.
Os surfistas que quiserem descartar a parafina no ponto de recolhimento devem ir até o Museu do Surf, que fica aberto diariamente, das 9 às 18 horas. Para o secretário de Meio Ambiente, Fábio Alexandre de Araújo Nunes transformar os surfistas em multiplicadores da idéia do recolhimento da parafina é fundamental.
Pavio, torcida ou mecha é o nome que se dá ao fio no qual se coloca fogo em candeeiros ou velas, a fim de que produzam claridade.
Como montar no pavio : Coloque o pavio no orifício e pressione um pouco o pescoço para prender. Bases metálicas em zinco para fixar uma das extremidades do pavio da vela. Sua função é muito importante para evitar o inflame da parafina no suporte da vela, quando esta chegar ao final da queima.
Veja como fazer vela é fácil:
Quando ele está no meio da vela, isso não acontece justamente porque o combustível que alimenta a chama é a parafina (derivado do petróleo composto por elementos inflamáveis, chamados hidrocarbonetos). Quando você acende o pavio, a cera do topo da vela derrete e é absorvida por ele.
Três elementos concorrem para a combustão da vela: ignição (acender a vela), combustível (própria vela: parafina) e comburente (oxigênio do ar).
parafina
Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio. ... Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa.
Quando a combustão desse gás é completa, isto é, todo o carbono se transforma em gás carbônico, e todo o hidrogênio se transforma em água, a chama é azul e atinge temperaturas muito altas.
A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta. Quando vamos cozinhar algum alimento em nossas casas, utilizamos a combustão do gás de cozinha.
A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. ... A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas.
A chama fica sempre para cima porque, durante a queima da vela, ocorre um processo contínuo em que o produto da combustão sai pelo topo da chama, enquanto mais oxigênio entra pela sua base, próximo de onde a parafina está sendo queimada. ... O ar frio é atraído para a chama por causa das chamadas correntes de convecção.
Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente. ... Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água.
Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. ... Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição). Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.