A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo. É um problema que acomete homens e mulheres adultos (entre 20 e 50 anos de idade), embora também com registro em idosos e crianças.
Impacto na sociedade: como a depressão influencia a economia Devido ao aumento do número de casos, em conjunto com a sua relação com o trabalho, a depressão oferece um risco grande para a economia global. Por provocar sintomas severos, esse transtorno faz com que o trabalhador precise se afastar de suas funções.
Destarte, o Governo Federal deve criar programas que incentivem o combate à depressão, promovendo a conscientização de que esta é uma doença que necessita de atenção e assistência da sociedade. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.
A depressão pode ser dividida em alguns subtipos:
A depressão pode ser classificada como: Leve - quando apresenta 2 sintomas principais e 2 sintomas secundários; Moderada - quando apresenta 2 sintomas principais e 3 a 4 sintomas secundários; Grave - quando apresenta 3 sintomas principais e mais de 4 sintomas secundários.
Existem tipos de depressão; conheça os 8 mais comuns e seus sintomas