A redução no murmúrio vesicular indica pouco movimento de ar nas vias respiratórias, como acontece na asma e na DPOC, em que o espasmo brônquico ou outros mecanismos limitam o fluxo aéreo. Os sons respiratórios também podem ser atenuados na vigência de derrame pleural, pneumotórax, ou lesão obstrutiva endobrônquica.
Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide. Foco pulmonar, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal esquerdo, junto à borda esternal. Foco aórtico, localizado na extremidade esternal do 2º espaço intercostal direito, junto à borda esternal.
Num indivíduo normolíneo situa-se a nível da interseção do 4º ou 5º espaço intercostal esquerdo com a linha médio-clavicular esquerda. Este ponto corresponde à zona onde o coração está mais próximo da grelha costal permitindo assim a sua palpação num espaço intercostal.
A altura do pulso venoso jugular corresponde à Pressão Venosa Jugular e deve ser medida, na vertical, entre o ângulo de Louis e o ponto mais alto das pulsações da Veia Jugular Interna Direita. Essa altura deve ser menor que 3cm independentemente da elevação da cabeceira, como explicado anteriormente.
Turgencia jugular ocorre principalmente quando o paciente apresenta congestão sistêmica na insuficiência cardíaca . Este sinal também pode ocorrer em outras patologias e com alguns outros significados .
JUGULARES * Normalmente visíveis em posição supina (ou decúbito dorsal), desaparecendo com elevação de decúbito em 30° ou mais.
Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.
É possível que o pulso latejante indique palpitações do coração, que é o termo usado para descrever uma batida cardíaca anormal. O pulso latejante pode ser sentido nas artérias do pescoço ou garganta, e a pessoa com pulso latejante também pode sentir seu coração bater mais forte ou rápido.
Por todo o nosso corpo temos vasos sanguíneos que irrigam todos os nossos tecidos, desde a pele, os dedos, até o cérebro, coração, etc. Onde há vaso, existe pulsação, portanto se o local for pressionado (onde o vaso sanguíneo superficial passa), existe a chance de sentir a pulsação.
Já reparou como algumas pessoas têm veias mais saltadas do que outras? Isso é mais comum entre os atletas e ao motivo é simples: as veias superficiais estão entre os músculos e a pele, quanto mais forte o músculo e menor a quantidade de gordura debaixo da pele, mais as veias irão aparecer.
Considerado uma contração involuntária do músculo, ele aparece, principalmente, quando o estresse atingiu o seu limite ou quando houve uma sobrecarga muscular. Em geral, o espasmo também pode ser o resultado de noites mal dormidas e tensão acumulada.
É essencial uma avaliação. Existem veias bem visíveis que são normais, chamadas veias aparentes. E outras geralmente dilatadas e tortuosas que são varizes e podem ou não gerar sinais e/ou sintomas podendo necessitar ou não de cirurgia.
Quando um nervo é estimulado ou danificado, pode fazer com que as fibras musculares sofram uma contração. Muitas vezes o sintoma pode passar despercebido e não indicar nada grave. No entanto, outros tipos de espasmos podem ser sinal de uma doença do sistema nervoso, pedindo acompanhamento médico.
Também é muito importante consultar seu médico imediatamente se você sentir alguma dor ou lesão como resultado de um espasmo muscular nas costas, para determinar a causa, minimizar a lesão e permitir que a cura ocorra corretamente.
Espasmos podem ocorrer por uma variedade de razões: um trauma súbito ou extensão da coluna vertebral ou dos músculos e tecidos que a suportam, tal como ocorre em uma entorse, ou algum outro tipo de distúrbio mecânico que possa provocar a compressão ou irritação do nervo espinhal.
Os tremores musculares são causados por diversos fatores. Os músculos naturalmente diminuem e se alongam com a atividade física. Essas contrações acontecem normalmente, mas durante o exercício alguns músculos podem ficar fatigados, o que causa tremores.