Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
o Título da publicação; o Título do fascículo, suplemento, número especial; o Local de publicação, editora; o Indicação do volume, número, mes e ano e total de páginas.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do manual. Título do manual: subtítulo (se houver). Tradutor (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, total de páginas.
Referência de Coletânea
Título do periódico, revista, boletim; Local de publicação, editora, data de inicio da coleção e data de encerramento da publicação, se houver.
Artigo e/ou matéria de revista, boletim, jornal, etc. Título do artigo. Título do periódico, (abreviado ou não), cidade de publicação, seguido do número do volume, seguido do número do fascículo, mês abreviado(se houver).
A NBR 6023, de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não apresenta uma regra específica para referências que contenham o código DOI. Por isso, estudiosos e revisores recomendam acrescentá-lo ao final da referência.
DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.
Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto.
Por exemplo: 33.
Na página de atulaização do currículo lattes você pede para inserir uma nova publicação. Ao clicar para inserir um artigo, o sistema solicita o doi. Insira o código e confirme. Depois desse procedimento, envie as alterações para atualização do lattes.
Normalmente o ISSN costuma ficar bem localizado, normalmente na capa ou logo abaixo do título de uma publicação. Por exemplo, quando as revistas têm seus próprios sites costumam deixar no cabeçalho e rodapé, assim como nos artigos científicos.
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
Checando a página e o URL. Procure embaixo do título do artigo ou da postagem. A maior parte dos sites de notícias e blogs costumam colocar a data embaixo do título, junto do nome do autor. Por isso, procure pela data logo abaixo do título ou no começo do texto.
APELIDO, Nome (Autores do artigo) – Título do artigo. Título do periódico. Local de Publicação: Editor. ISSN.
De acordo com as regras da ABNT, as citações no corpo do texto devem ser colocadas entre parênteses, com informações que permitam ao leitor localizar o artigo nas referências bibliográficas, ou seja, o sobrenome do autor em caixa alta e o ano da publicação.
Nome do medicamento. [Bula]. Local de fabricação: Nome do laboratório; data (se houver). Autor(es) do artigo.
Se, pelo contrário, você citar uma brochura escrita que lhe foi fornecida durante a aula, use o título do documento. Adicione as palavras “Material da sala de aula” após o título usando colchetes . Em seguida, você precisa escrever o nome do curso seguido de uma vírgula, a data e o nome da universidade.
LIVRO: NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO. Título. Local de publicação, ano de publicação.
BRASIL. Resolução RDC nº 263, de 22 de setembro de 2005. Aprova o “Regulamento técnico produtos de cereais, amidos, farinhas e farelos” constante do anexo desta Resolução. Órgão emissor: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Disponível em: legis.anvisa.gov.br/leisref/public >.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL – INMETRO. Informações sobre acreditação de laboratórios. Rio de Janeiro. 2005.