Na instalação da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. ... O fio de aterramento é geralmente colocado no corpo dos equipamentos de metal. A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas.
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...
Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação. Possui como objetivos: ... C – neutro e proteção em um único condutor (PEN).
A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). ... Por isso, conhecer a NBR 5410 é fundamental para garantir a segurança de todos.
A NBR 5410 não se aplica a instalações de tração elétrica; de veículos automotores; de embarcações e aeronaves; instalações de iluminação pública, de proteção contra quedas diretas de raios e instalações de cercas eletrificadas.
Agora que eu contextualizei o método para você, vamos à resposta para a pergunta desse tópico: o aterramento energético, ou grounding, é, basicamente, uma prática para equilibrar nossas energias vitais. A técnica serve para aterrarmos, ficarmos mais pé no chão e conscientes da situação presente.
Significado de Aterrar verbo intransitivo Pousar em terra (o avião, o helicóptero, o dirigível, a espaçonave).