O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.
Os principais pensadores da Patrística Grega são: Justino de Roma (século II), considerado como o primeiro filósofo cristão, por afirmar que o cristianismo era a verdadeira filosofia; Clemente de Alexandria e Orígenes (séculos II-III), os três capadócios: Gregório de Nissa, Basílio de Cesareia e Gregório Nazianzeno ( ...
A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. ... Ele situava-se, cronologicamente, entre a Antiguidade e a Idade Média e, filosoficamente, pode ter distintas classificações.
A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.
A Escolástica tinha como objetivo conciliadar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega (razão aristotélica e platônica). Colocando ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições.
Os principais temas explorados por ele estavam relacionados com o ecletismo, maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo e, fundamentalmente, a filosofia de Platão.
Tomás de Aquino
As principais características da escolástica são a sua dedicação à criação de uma filosofia cristã, deixando de lado, em partes, o caráter propriamente teológico da doutrinação, centrando-se no ensino e na valorização da filosofia. ... Muitos filósofos cristãos dessa escola estudaram obras dos gregos, por exemplo.
Resposta: Uma categoria significativa de disputas ocorreu entre teólogos cristãos e judeus como forma de debate tanto teológico quanto filosófico, e também de proselitismo. ... Cristãos acreditavam que apenas a recusa dos judeus a aceitarem Cristo estava no caminho para a Segunda vinda de Cristo.
Resposta. Resposta: 1fase : caracterizada pela confiança ,perfeita harmonia entre fé e razão. 2fase: caracterizada pela elaboração de grandes sistemas de filosóficos. 3fase: decadência da escolastica, caracterizada pela afirmação das diferenças fundamentais entre fé e razão.
Escolástica
O método escolástico tem três fases: a constatação da coexistência de contrários, a consciência de que a razão humana jamais pode afirmar a contradição e a passagem do específico ao genérico.
A filosofia moderna, assim como outras fases da filosofia, pode ser dividida em escolas de pensamento que organizam as diferentes correntes filosóficas da época. As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo, filosofia política, idealismo, existencialismo e pragmatismo.
O ataque fatal à Escolástica veio de dois campos contrastantes, um externo e o outro interno, mas curiosamente aliados: o aumento dos grupos de protestantes calvinistas e a Igreja, que a denunciou por sua suposta decadência e defeitos de formação moral.
A filosofia teocêntrica apresenta as seguintes características: Poder total e absoluto exercido pela religião. Deus considerado como centro do universo, criador e responsável por todas as coisas existentes. Negação dos pensamentos científicos e da filosofia racional.
O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média. A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo".
A ideia de Teocentrismo na Idade Média ganhou notoriedade quando se posicionou contrária à doutrina do Antropocentrismo e ao Humanismo Renascentista. O foco principal era valorizar o entendimento sagrado sobre o prazer humano ser considerado pecado e que o desejo divino estava acima de toda vontade e lógica humana.
Que considera Deus como o centro de tudo.
1. Que considera a criação como feita expressamente para o homem. 2. Relativo ao antropocentrismo.
A Idade Média talvez possa ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus dos Filósofos".
Significado de antropocêntrico Relativo ao antropocentrismo, à teoria ou ideologia segundo a qual o ser humano é o centro do Universo, de tudo, estando cercado pelo restante das coisas.
A ética antropocêntrica defendida majoritariamente por Immanuel Kant que é usada como base para outras éticas estuda a conduta do ser humano entre si, dando-lhe superioridade pela sua razão disponível. Essa doutrina, é claro, contestada por outras bases éticas como a visão ecocentrista de ética.
Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual. Uma parte do hodierno cenário político do Brasil assombra e indigna a população, dadas as denúncias e constatações de malversação da máquina pública.
Resposta. Uma etica antropocentrica é uma etica visada no homem, na busca de sua própria moral e essência em conjunto social. Foi uma época gerada em cima do Iluminismo, na imposição de ideias e valores democráticos e liberais, que visem à maior liberdade humana e direitos sociais.
A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se. ... Quando agimos objetivamos a realização da própria ação sem ganhar nada em troca, essa seria uma ação ética – agir por dever.
substantivo masculino Regra que se impõe através da moral, dos hábitos ou da lei: providenciar segurança é dever do governo; o dever de praticar a caridade. Reunião dos deveres de uma pessoa: o funcionário não cumpriu o seu dever.
Direito é tudo o que você pode fazer. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.