O tratamento vai depender da gravidade da doença e consiste na utilização de meias de compressão ou elásticas, que promovem a reabsorção do edema e previnem a sua formação, diminuem o calibre venoso e aumentam a velocidade do fluxo, reduzindo o refluxo sanguíneo quando a pessoa está de pé.
Classificação clínica da doença venosa (CEAP) Veias varicosas são de localização subcutânea, palpáveis, acima de 4mm. Os sintomas incluem, dor, congestão, irritação da pele e câimbras musculares assim como edema e outras complicações atribuídas em disfunções venosas.
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.
Varizes são veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.
As varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas. As veias podem perder a sua elasticidade e começar a apresentar dilatação, impedindo o fechamento das válvulas.
Para conseguir fazer o tratamento de varizes gratuito através do SUS, o paciente precisa, em primeiro lugar, procurar o posto de saúde mais próximo e informar seu interesse para tratar de varizes e pedir para agendar consulta com o médico.