Zerar nada mais é do que “tarar” o monitor, como se faz com uma balança. Você deve fechar o circuito para o paciente, ou seja, a leitura do monitor vai representar todo o circuito menos o componente da artéria do paciente. O próximo passo é tarar, ou seja, apertar o botão “zerar”.
A PVC pode ser aferida por: a) transdutor de pressão ou coluna de água.
O catéter de Swan-Ganz, constitui um método rápido para obter informações diagnósticas úteis, sem o uso do Raio-X, através da avaliação das pressões nas cavidades direitas, tronco e Artéria Pulmonar (A.P.), Capilar Pulmonar (C.P.) e débito cardíaco pela termo-diluição.
Onde passar o cateter? De preferência, o cateter deve ser passado pela veia jugular interna direita. O motivo é óbvio: o caminho para as câmaras direitas é mais linear, e as distâncias padrão do cateter nas câmaras cardíacas (que falaremos mais à frente) são medidas a partir da jugular direita.
A presença do catéter na circulação predispõe o paciente desenvolver infarto pulmonar, trombose venosa e complicações infecciosas. Após sua passagem, o catéter de Swan-Ganz deve permanecer locado na artéria pulmonar, como mostra a gura acima.
Não mergulhar no mar ou piscina; Não fazer verificação da pressão arterial no braço onde está o cateter; Verificar presença de sangue ou secreção no local do cateter; Manter o curativo sempre seco.