A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
Normalmente é mais frequente pegar pneumonia bacteriana por entrada acidental de bactérias no pulmão vindas da boca ou de outra infecção em algum local do corpo, por engasgamento com alimentos ou devido ao agravamento de uma gripe ou resfriado.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:
Pneumonia vírica A causa mais comum de pneumonia viral ou vírica é a provocada pelo vírus Influenza A (O vírus Influenza é o causador da gripe e é classificado em A, B e C), que ocorre predominantemente nos meses de inverno.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Os principais sintomas da pneumonia viral são febre alta, fraqueza, mal-estar, sudorese, dor no tórax, náuseas e vômito. Os sintomas podem variar de acordo com a idade do paciente. Em crianças e idosos, por exemplo, os sinais de pneumonia viral podem aparecer em forma de: Dor de garganta.
A confirmação, contudo, depende da realização de uma radiografia do tórax, podendo ou não necessitar de outros testes laboratoriais complementares, como o exame simples de sangue – o hemograma – , a análise de escarro e a cultura de escarro e sangue, feitas particularmente para buscar pistas do tipo de agente implicado ...