Peritônio é uma membrana serosa que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvicos. Entre as suas duas camadas - parietal e visceral - está a cavidade peritoneal.
Este é o local onde a artéria e veia epigástrica inferior perfuram o reto abdominal. Acima da linha arqueada, a camada anterior é formada pela aponeurose dos oblíquos interno e externo, enquanto a camada posterior é formada pela aponeurose dos músculos oblíquo interno e transverso do abdômen.
Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome ,obliquo externo e oblíquo interno, transverso e o piramidal.
A parede abdominal representa os limites da cavidade abdominal. A parede abdominal é dividida nas paredes posterior (costas), lateral (lados) e anterior (frente).
Uma hérnia da parede abdominal consiste em uma abertura ou região de fragilidade na parede abdominal através da qual ocorre uma protrusão do conteúdo abdominal.
A presença de uma hérnia abdominal é notada devido à existência de um inchaço ou um caroço na região da barriga, principalmente na região acima do umbigo, dentro do umbigo e na virilha....Principais sintomas
Na maioria dos casos, a história clínica do paciente associado ao exame físico, são suficientes pra realizar o diagnóstico de hérnia, sem a necessidade de exames adicionais ‼. Quando o médico fica com dúvida no diagnóstico pode solicitar alguns exames, como a ecografia de abdome, que é o exame mais solicitado.
Por norma, os doentes que padecem de hérnias umbilicais podem levar uma vida perfeitamente normal e sem que ocorram complicações. No entanto, podem em alguns casos surgir complicações, algumas potencialmente graves, que sem tratamento atempado e adequado podem, em último caso, implicar risco de morte.
Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.
Principais sintomas Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são: Protuberância ou inchaço na região da virilha; Dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou levantar peso; Sensação de peso na virilha.
“As operações realizadas em seis dias pelos cirurgiões voluntários representam cerca de três meses de trabalho, normalmente, nos hospitais participantes e redução na fila dos pacientes que esperam pela cirurgia, de cerca de um a dois anos”, declarou Claus.