Para solicitar acesso ao SISCAN, o usuário deve acessar o menu “Solicitar acesso aos sistemas”, escolher a opção “SISCAN – Sistema de Informação do Câncer” e informar o perfil de acesso desejado.
O Sistema de Cadastro de Planos Antigos - SCPA foi criado para permitir que as operadoras façam o cadastramento dos seus planos de saúde firmados até 31 de dezembro de 1998, os chamados "planos antigos".
O HÓRUS é um sistema web e, portanto, o seu acesso será sempre via SCAWEB. Uma das vantagens da utilização do SCAWEB é que, ao realizar seu cadastro, o mesmo se torna válido para solicitar acesso a outros sistemas web do Ministério da Saúde.
O HÓRUS é um sistema de informação web, disponibilizado aos estados, Distrito Federal, municípios e Distritos Sanitários Especiais indígenas (Dsei) pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para a ...
Para acessar o sistema SISCAN WEB é preciso conectar ao endereço: http://siscan.saude.gov.br/ e informar login e senha.
Art. 1º Fica instituído o Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Art. 2º O SISCAN tem por finalidade permitir o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce, à confirmação diagnóstica e ao inicio do tratamento de neoplasias malignas.
Page 1
Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados.
A mulher passa por exames com aparelhos de raio X, que reproduzem a imagem de cada uma das mamas. Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, este exame precisa ser realizado pelas mulheres a partir dos 40 anos.
A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.
Uma mamografia dura entre 15 a 30 minutos, e é parte de seus exames de rotina anuais. É muito mais demorado se você ficar doente. A mamografia pode não ser tão eficaz na detecção de nódulos ou lesões cancerosas em mamas densas, mas também não é inútil.
Cada mamografia anual (emite radiação ionizante) contribui para o desenvolvimento de câncer de mama, que não surge de imediato, mas após cerca de 10 anos de exposição. 3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo.
Antes dos 25 anos a mama é mais susceptível à radiação, por isso, a mamografia não deve ser realizada nessa faixa etária, mesmo em mulheres que tiveram casos familiares precoce, como aos 30 anos, por exemplo. Antes dos 25 anos de idade, a indicação para prevenção é a ultrassonografia.
Por que a mamografia é tão importante? A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.
Antes da realização do exame, recomenda-se que a mulher lave bem as axilas e não utilize produtos como desodorante e talco na região para não interferir na captura da imagem. Outra recomendação é ir vestida com duas peças (como uma blusa e uma calça) para facilitar a exposição do seio na hora do exame.
Por que não pode passar desodorante/creme hidratante antes de realizar a Mamografia? Não se deve usar talco, loções ou desodorantes antes da mamografia pois estes produtos químicos podem interferir no resultado, criando artefatos que atrapalham a análise do exame.
Sim, não há problema fazer o exame no período menstrual. Já no período pré-menstrual (3 dias que antecedem a menstruação), as mamas podem ficar mais doloridas e causar certo desconforto.
Não faz mal, mas também não é necessário. “Durante a noite o nosso metabolismo cai, já que o corpo não realiza nenhum tipo de atividade física ou esforço. Ou seja, ele fica sem produzir suor”, esclareceu. Então se você dormir em um local fresco, não corre o risco de transpirar nas axilas.
O desodorante feminino Tratamento 7 Dias, da Vichy é ideal para quem sofre com sudorese intensa e deseja um desodorante contra odor, pois ele atua diretamente nos poros e evita a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro. Ele possui em sua composição água termal da marca, que ajuda a manter a pele hidratada.
É mais indicado passar os antitranspirantes à noite, antes de dormir, e os desodorantes durante o dia, ou os desodorantes com função antitranspirante pela manhã e à noite”, explica a dermatologista Fabiane Mulinari-Brenner. A função do produto é ressecar a axila e diminuir a transpiração.
Desodorante não faz mal à saúde Nenhum deles faz mal à saúde e nenhuma teoria relacionada a efeitos nocivos do desodorante tem fundamento. Os desodorantes, que disfarçam o mau cheiro, e os antitranspirantes, que controlam a produção de suor, são inofensivos.
Triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrância e alumínio são as principais substâncias que compõem o desodorante. Estudos mostram que esses compostos químicos presentes em sua composição pode ser nocivos à saúde. Saiba mais sobre eles e os danos que causam.
Os sais de alumínio dos desodorantes obstruem os poros da pele e impedem a eliminação das toxinas pelas axilas. Portanto, as toxinas não eliminadas vão se acumulando nas glândulas localizadas abaixo das axilas, na região onde a maioria dos cânceres de mama aparecem.
Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante sem alumínio, que pode ser natural e/ou vegano. Esses produtos não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também previnem o mau cheiro. Algumas opções são os desodorantes Bion Vitta, Alva e Herbia.
Fique por dentro: desodorantes que não mancham as roupas nem ressecam a pele