A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3).
Os sólidos iônicos são tipicamente duros, porém quebradiços. ... Isto ocorre porque quando aplicamos uma força sobre um cristal iônico (no nosso caso esta força foi a martelada), ocorre o deslocamento de uma camada de íons em relação à outra.
IV- CORRETO, pois os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente devido às elevadas temperaturas de fusão e ebulição.
Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. ... Todos estes compostos apresentam ligações entre seus íons: os cátions e os ânions se atraem fortemente.
Em química, um composto iónico ou composto iônico é um composto químico no qual existem Íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. ... O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion).
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
As substâncias iônicas são formadas por pelo menos uma ligação iônica, sendo que os principais ânions que as formam são: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
Resposta: Substância iônica é aquela formada entre um cátion e um ânion. Geralmente um metal (+) e um ametal (-). Substância molecular é aquela formada geralmente entre ametais ou o hidrogênio e um ametal.
Substâncias iônicas: apresentam altos pontos de fusão e de ebulição. Substâncias metálicas: possuem elevados pontos de fusão e de ebulição. Em exceção do mercúrio, césio e frâncio. Substâncias moleculares: possuem ponto de fusão e de ebulição inferiores aos das substâncias iônicas.
A ligação Iônica é a mais forte das ligações primárias. ... Todas ligações iônicas têm um grau de ligação covalente ou ligação metálica. Quanto maior a diferença na eletronegatividade entre dois átomos mais iônica se torna a ligação. Compostos iônicos conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física a capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos. ... Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico.