O potencial de ação cardíaco apresenta um platô, uma despolarização mantida, por pelo menos 100 vezes o tempo de um potencial de ação em um nervo ou músculo estriado esquelético. A presença do platô no potencial de ação do miocárdio se deve a abertura específica de canais de cálcio voltagem-dependentes.
Para sair do efeito platô, é importante adotar novos hábitos no dia a dia, como:
Mesmo para quem segue uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos buscando perder peso, pode acabar se deparando com o efeito platô. Trata-se de uma reação do corpo que faz com que ele “estacione” mesmo recebendo estímulos, ou seja, interrompe o processo de emagrecimento.
Processo de emagrecimento costuma chegar ao efeito platô em cerca de 6 meses, pois o corpo se acostuma com novos hábitos alimentares. É muito comum que, em algum ponto do processo de emagrecimento, os ponteiros da balança se recusem a abaixar, mesmo com alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos.
— O efeito platô é a estabilização do peso após um período de dieta, ou seja, uma adaptação do organismo à restrição de calorias. O tempo no qual isto ocorre é variável e depende de inúmeros fatores, mas é comum ocorrer pela primeira vez após cerca de três meses de dieta — explica.
Procure pegar mais pesado na academia nos dias que comer carboidrato e, nos dias sem, faça pequenas refeições com intervalos menores para manter o metabolismo acelerado e estimular a queima de gordura.
Então, você já sofreu com o efeito platô. Esse efeito pode ser descrito como a tão conhecida acomodação do corpo frente a algum estímulo, que pode ser a alimentação ou a sequência dos treinos, por exemplo. O que acontece é que o nosso corpo sempre busca o equilíbrio e logo se adapta à nova condição.
A resposta certa é surpreendente: o peso que perdemos quando emagrecemos vai quase todo para os pulmões. No artigo, a dupla australiana explica que a gordura eliminada acaba virando dióxido de carbono, exalado pelas vias aéreas, e água, eliminada como urina ou suor.
Segundo Batista, o mesmo acontece com nossa pele. "A gente tem um monte de fibra elástica dentro da pele que é responsável por essa elasticidade. Pessoas que engordam e emagrecem muito, reduzem a capacidade da pele de retrair. E isso vai diminuindo a capacidade elástica de sua pele."
10 maneiras de eliminar a flacidez depois de passar por uma dieta
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga