Fórmula estrutural plana Nesse modelo gráfico, as ligações são representadas por traço (-), que indica os pares eletrônicos e a ligação. A ligação simples é o compartilhamento de dois elétrons entre os átomos, e é representada por um único traço (-).
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.
Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
C3H8
C5H12
O hidrocarboneto representado pela estrutura quimica a seguir pode ser isolado & partir das folhas ou das flores de determinadas plantas. Além disso, sua função é relacionada, entre outros fatores, a seu perfil de insaturações. A fórmula molecular do referido composto é: C11H14.
Um alcano é um hidrocarboneto formado por ligações simples entre seus átomos. Como cada carbono deve fazer quatro ligações, a fórmula geral de um alcano é CnH2n + 2.
(CFTMG) Observe a estrutura representada a seguir: Segundo a IUPAC, o nome correto do hidrocarboneto é: a) 2,5-dietil-4-propil-2-octeno.
O nome correto do hidrocarboneto ramificado, cuja fórmula está esquematizada a seguir é 3,4-dimetil-octano.
Os nomes metil e dimetil são usados para indicar ramificações em uma molécula ou radicais livres. dimetil: é quando sua cadeia estrutural possui dois radicais metil. trimetil: é quando sua cadeia estrutural possui três radicais metil.
Tipos de hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Metano
Com base nisso, os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em diferentes grupos, que são:
Esses compostos são um dos mais utilizados por nós em nosso cotidiano, vamos citar alguns:
Os alcanos estão na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral.
São insolúveis em água. Os átomos da molécula de um alcano são conectados por ligações covalentes, que são ligações estáveis. Portanto, são compostos pouco reativos. São saturados, pois possuem apenas ligações simples (sigma – σ), e apresentam cadeia aberta (acíclicos).