A neurociência permite que os profissionais da educação compreendam com mais clareza o funcionamento do cérebro e suas ações. Uma das descobertas é que a capacidade de criar conexões entre os neurônios está presente em toda a vida. Assim, todos os alunos são capazes de aprender algo novo todo dia.
O cérebro precisa entender que a nova língua faz parte da vida cotidiana, portanto, o ideal é impulsionar o aprendizado por meio de filmes, séries, games, bate papo com colegas via redes sociais e aplicativos onde seja necessário interagir por meio da escrita e da fala.
Ainda sobre língua estrangeira, algumas pessoas tem mais facilidade pra aprender línguas que outras. São múltiplos fatores. ... O cérebro que está em contato com a língua estrangeira apenas 2 horas por semana assimila os sons e significados de maneira muito mais lenta do que aquele que o faz por 10 horas por dia.
Pesquisadores conseguiram associar sons emitidos durante a fala a padrões de atividades cerebrais. O princípio assemelha-se ao do reconhecimento de voz de celulares e pode dar esperança a pacientes.
O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traqueia, chegando até a laringe, onde os músculos se contraem, regulando a passagem do ar, fazendo as cordas vocais vibrarem e produzirem sons, e o som laringiano é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
- O córtex é a parte externa, que todos chamam de massa cinzenta (ela é cinza mesmo). Ele é o responsável pela nossa capacidade de pensar e de interpretar as informações enviadas pelos nossos cinco sentidos. - No interior do cérebro fica a massa branca.
Pensamos porque temos neurônios, mas como eles fazem a gente pensar? ... Quando você pensa, por exemplo, em alguém que há muito tempo não vê, pode ter certeza de que muitos neurônios estão conversando. Imagens dessa pessoa são formadas na sua cabeça e você é capaz de se lembrar até do cheiro bom daquela pessoa!”.
O cérebro reptiliano é responsável pelas questões mais instintivas da nossa vida. Em nosso ambiente interno (ou seja, no nosso organismo) ele é responsável por controlar o batimento cardíaco, a respiração, a digestão, os reflexos e respostas rápidas e também pelas reações sexuais.
Mas como os neurônios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do cérebro humano para cerca de 2,5 petabytes (1 milhão de gigabytes).
Afirma-se que algumas pessoas de QI muito elevado usariam mais do que 10% do cérebro, tal ideia é muitas vezes atribuída a Albert Einstein e Margaret Mead. Portanto, sugere-se que a inteligência de uma pessoa está ligada à porcentagem do cérebro que ela utiliza.
Suzana Herculano, neurocientista brasileira descobre que um cérebro humano tem 86 bilhões de neurônios.
O tamanho de um neurônio varia entre quatro e 100 micrômetros de largura. 11. Massa cinzenta é o nome das células neurais que estão envolvidas em coisas como a memória, a fala e o controle dos músculos. 12.